O design na era digital

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (507 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O design na era digital e a evolução das artes gráficas

A prática da editoração eletrônica, ou do chamado desktop publishing (DTP), nome pelo qual ela é internacionalmente conhecida hoje em dia,foi aparecendo gradualmente nas décadas de 70 e 80, com os primeiros programas processadores de texto e as impressoras de impacto (tipo margarida ou daisywheel), utilizados nas universidades e nasgrandes empresas para a confecção in house das artefinais de teses e relatórios de circulação interna ou restrita. Para isso se usavam inicialmente os computadores mainframes, depois os minicomputadores,e finalmente os PCs.
Com a tecnologia do DT, podia-se simular e comparar rapidamente uma quantidade muito grande de soluções, para problemas de design gráfico e tipográfico - em número bem maior queaqueles gerados normalmente por métodos tradicionais. O custo dos visuais gerados na tela e impressos nas lasers e nos jatos de tinta era mais baixo e o feedback imediato. Havia ainda a possibilidadede se poder desfazer, a qualquer momento, a última ação ou transformação realizada na imagem ou no texto. Se o resultado de uma experiência não satisfizesse o autor, ou fosse resultado de um erro deoperação, se poderia corrigir a falha rapidamente, sem quaisquer penalidades e a um custo ínfimo.
Com isso, os designers eletrônicos passaram a refinar cada vez mais a qualidade de seus layouts,manipulando repetidamente detalhes gráficos em escala cada vez menor, chegando inclusive a poder trabalhar, contornos e detalhes de letras. Para completar o quadro, várias modalidades visuais (textos,desenhos geométricos, gráficos, fotos, pinturas, objetos em 3 dimensões) podiam ser então facilmente geradas e/ou processadas por uma só pessoa e integradas pelo computador gráfico à uma página ou a umslide de apresentação, já que os aplicativos haviam se tornado mais diversificados e fáceis de usar, enquanto a matéria-prima permanecia sendo sempre a mesma: pontos luminosos (pixels), preto-e-branco...
tracking img