Economia e mercado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2057 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Economia e Mercado
Introdução
Economia
Economia é a ciência social que estuda os processos de produção, distribuição, comercialização e consumo de bens e serviços. O termo economia vem do grego oikos (casa) e nomos (costume ou lei) ou também gerir, administrar: daí "regras da casa" (lar) e "administração da casa".
Os economistas estudam a forma dos indivíduos, os diferentes coletivos, asempresas de negócios e os governos alcançarem seus objetivos no campo econômico. Seu estudo pode ser dividido em dois grandes campos: a microeconomia e a macroeconomia.
A economia é considerada uma ciência social porque a ciência social estuda a organização e o funcionamento das sociedades assim, pode-se dizer que a Ciências Econômicas ocupa-se do comportamento humano, e estuda como as pessoas e asorganizações na sociedade se empenham na produção, troca e consumo dos bens e serviços.
Mercado
Designa-se por mercado o local no qual agentes econômicos procedem à troca de bens por uma unidade monetária ou por outros bens. Os mercados tendem a equilibrar-se pela lei da oferta e da procura.
Problemas econômicos básicos
A economia estuda a relação que os homens têm entre si na produção dos bense serviços necessários à satisfação dos desejos e aspirações da sociedade.

Ocorre que as necessidades humanas são infinitas e ilimitadas. Isto porque, o ser humano pela sua própria natureza, nunca está satisfeito com que possui e sempre deseja mais coisas.
Por outro lado, os recursos produtivos que a sociedade conta para efetuar a fabricação de bens e serviços, têm caráter finito ou limitado.Há, portanto, uma contradição, os desejos e necessidade da sociedade são ilimitados e os recursos para efetivar-se a produção dos bens e serviços que devem atendê-los são limitados.

Isso nos leva a seguinte proposição:

Por mais rica que a sociedade seja, os fatores de produção serão sempre escassos para efetivar a fabricação de todos os bens e serviços que essa mesma sociedade deseja.
Elaterá que efetuar escolhas sobre quais os bens e serviços deverão ser produzidos, da mesma forma que os homens, contanto com os salários de determinado valor, não pode naturalmente consumir todos os bens e serviços que deseja, devendo escolher entre eles quais poderão adquirir e que estejam ao alcance de sua renda.
Escassez significa que os recursos disponíveis são insuficientes para satisfazertodas as necessidades e desejos. Estando ausentes a escassez dos recursos e a possibilidade de fazer usos alternativos desses recursos, não haverá problema econômico. A disciplina assim definida envolve, portanto o estudo das escolhas uma vez que são afetadas por incentivos e recursos.
Portanto, a ciência econômica é aquela que estuda a escassez ou que estuda o uso dos recursos escassos naprodução de bens alternativos.
Métodos de investigações na Economia

Os métodos científicos caracterizam-se pelo raciocínio lógico e são classificados em indutivos ou dedutivos.
Indutivo: É um método de raciocinar que parte de fatos particulares para se chegar a conclusões gerais.

Dedutivo: É um método de raciocinar que parte de premissas gerais para conclusões específicas.
Divisão usual daEconomia
Microeconomia: preocupa-se em explicar o comportamento econômico das unidades individuais de decisão representadas pelos consumidores, pelas empresas e pelos proprietários de recursos produtivos.
Macroeconomia: estuda o comportamento da economia como um todo. Estuda o que determina e o que modifica o comportamento de variáveis agregadas tais como a produção total de bens e serviços, as taxasde inflação e de desemprego, o volume total de poupança, as despesas totais de consumo, as despesas totais de investimento, e as despesas totais de governo.
Sistema Econômico

É a forma como a sociedade esta organizada para desenvolver as atividades econômicas de produção, circulação, distribuição e consumo de bens e serviços. É o estudo dos fluxos econômicos numa economia de mercado....
tracking img