O desenvolvimento humano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1164 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Prof. Dr. Waldir Carlos Santana dos Santos
http://profwaldir.zip.net

Considerações Básicas sobre O DESENVOLVIMENTO HUMANO

São Paulo, Inverno de 2004.

O DESENVOLVIMENTO HUMANO
CONCEITOS BÁSICOS Desenvolvimento é um processo de diferenciação contínuo e ordenado, definido por padrões de comportamentos que acompanham as diversas modificações que o ser humano apresenta no decorrer de suavida.
Pode ser analisado sob diferentes enfoques, dependendo da área de interesse de quem o está pesquisando.

O DESENVOLVIMENTO HUMANO
CONCEITOS BÁSICOS
Não ocorre como uma linha reta, e sim como uma espiral ascendente, em ziguezague, com períodos de equilíbrio (organização e assimilação das aquisições). A biológica, a psicológica e a social são as três dimensões do desenvolvimento. O DESENVOLVIMENTO HUMANO
CONCEITOS BÁSICOS

Todo o processo está sob os efeitos de determinantes sociais, econômicos e culturais, que ampliam, restringem e até mesmo anulam alguns aspectos do desenvolvimento.

O DESENVOLVIMENTO HUMANO
CONCEITOS BÁSICOS

As bases gerais que norteiam a prática do profissional da saúde e educação nessa área específica da infância são as mesmas utilizadaspor seus colegas com indivíduos em outras fases de desenvolvimento..

TEORIAS E CONCEPÇÕES QUE INSPIRAM AS PRÁTICAS
Toda teoria tem uma concepção que lhe subjaz. TRÊS CONCEPÇÕES  INATISTA AMBIENTALISTA

INTERACIONISTA

EXEMPLIFICANDO AS CONCEPÇÕES NO SENSO COMUM
 INATISTA Pau que nasce torto, morre torto; Filho de peixe, peixinho é; Joãozinho nasceu com a inteligência do pai e abeleza da mãe.  AMBIENTALISMO

O bebê é como uma folha em branco; Diz-me com quem andas, que te direi quem és.
 INTERACIONISMO Nem tanto ao mar, nem tanto à terra.

OITO PERÍODOS PRINCIPAIS DE DESENVOLVIMENTO
1- Estágio

Pré-Natal (concepção até nascimento)  Formação da estrutura e órgãos corporais básicos,  O crescimento físico é mais rápido de todos os períodos;  Grandevulnerabilidade às influências ambientais.

2- PRIMEIRA INFÂNCIA (ATÉ 3 ANOS)
 O recém-nascido é dependente, porém competente;  Todos os sentidos funcionam no nascimento;  Crescimento físico e desenvolvimento das habilidades motoras são rápidos;  Capacidade de aprender e lembrar está presente, até mesmo nas primeiras semanas de vida;  Compreensão e fala se desenvolvem rapidamente;  Autoconsciência sedesenvolve no segundo ano;  Apego aos pais e a outros se forma aproximadamente no final do 1º ano de vida;  Interesse por outras crianças aumenta.

3- SEGUNDA INFÂNCIA (3 A 6 ANOS)

Força e habilidades motoras simples e complexas aumentam; Comportamento é predominantemente egocêntrico, mas a compreensão da perspectiva dos outros aumenta; Imaturidade cognitiva leva a muitas idéiasilógicas acerca do mundo; Brincar, criatividade e imaginação tornam-se mais elaborados; Independência, autocontrole e cuidado próprio aumentam; Família ainda é o núcleo da vida, embora outras crianças comecem a se tornar importantes.

4- TERCEIRA INFÂNCIA (6 A 12 ANOS)

Crescimento físico diminui; Força e habilidades físicas se aperfeiçoam; Egocentrismo diminui; Crianças passam a pensar comlógica, embora predominantemente concreta; Memória e habilidades de linguagem aumentam; Ganhos cognitivos melhoram a capacidade de tirar proveito da educação formal; Auto-imagem se desenvolve, afetando a autoestima; Amigos assumem importância fundamental.

5- ADOLESCÊNCIA (12 A 20 ANOS)
Mudanças físicas são rápidas e profundas; Atinge-se a maturidade reprodutiva; Capacidade de pensar abstratamente eusar o pensamento científico; Egocentrismo adolescente persiste em alguns comportamentos; Busca de identidade torna-se fundamental; Grupos de amigos ajudam a desenvolver e testar a auto-imagem Relacionamento com os pais geralmente é bom.

6- JOVEM ADULTO (20 A 40 ANOS)
Saúde física atinge o máximo, depois cai ligeiramente; Habilidades cognitivas assumem maior complexidade; Decisões sobre...
tracking img