O desenvolvimento humano no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (776 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Desde 1990, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento publica o Relatório sobre o Desenvolvimento Humano no mundo, no qual procura avaliar, em cada país, esse estágio de desenvolvimento.Para isso, procura confrontar com os indicadores que costumam avaliar o desenvolvimento econômico (principalmente renda) outros indicadores capazes de mensurar alguns aspectos do desenvolvimento social- principalmente nas áreas de educação e saúde, que se traduzem em indicadores de escolaridade e de esperança de vida ao nascer. Juntos, esses três indicadores - renda, escolaridade e esperança devida ao nascer - compõem o Índice de Desenvolvimento Humano.

Este ano, pela primeira vez, está sendo divulgado o Relatório sobre o Desenvolvimento Humano no Brasil, iniciativa do PNUD que teve acoordenação do IPEA - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada e a participação de especialistas em muitas áreas. Ele mede o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) por unidade da Federação e a situação emcada uma delas nas três variáveis que compõem o IDH. E apresenta uma série de tabelas, gráficos e boxes que permitem verificar a situação em muitos dos componentes que influem nas três variáveis.Por esses critérios, o Brasil chegou em 1991 a um Índice de Desenvolvimento Humano de 0,797 (o máximo seria 1, o mínimo 0), que o situa entre os países de nível intermediário de desenvolvimento humano,mas próximo do patamar mínimo dos países de alto desenvolvimento humano (0,800). Um índice comparável, por exemplo, ao de alguns países do Leste europeu, segundo a classificação do último RDHinternacional. Neste relatório, os países de alto IDH tiveram, em 1992, um índice médio de 0,888; os de médio desenvolvimento humano, 0,632; os de baixo índice de desenvolvimento humano, 0,403.

Segundo orelatório que agora se divulga, o Rio Grande do Sul é a unidade da Federação brasileira com mais alto IDH:0,871, índice equivalente ao da República Tcheca. A seguir, colocam-se o Distrito Federal...
tracking img