O Desenvolvimento Do Pressuposicionalismo De Van Til Na Pr Tica Apolog Tica De Greg Bahnsen

1511 palavras 7 páginas
inst it ut o gam alie l.co m http://www.instituto gamaliel.co m/po rtaldateo lo gia/o -desenvo lvimento -do -pressupo sicio nalismo -de-van-til-na-praticaapo lo getica-de-greg-bahnsen/teo lo gia

O Desenvolvimento do Pressuposicionalismo de Van Til na
Prática Apologética de Greg Bahnsen digg No começo do século 20, a apologética cristã recuperou sua objetividade e aproximou-se mais da consistência teológica por meio da obra de Cornelius Van Til. Com base na antropologia de Romanos 1 e a epistemologia revelacional de João Calvino, Van Til lembrou a igreja que o empreendimento apologético deve considerar seriamente a queda do homem e a f unção condenatória da revelação natural. O problema f undamental do incrédulo não é ignorância, mas rebelião. O encontro com a incredulidade, portanto, deve expor e desaf iar as pressuposições rebeldes do incrédulo. O f racasso em f azer isso obscurece a clareza, necessidade e a total suf iciência da Escritura. E nega o Senhorio abrangente de Jesus Cristo, especialmente na esf era do conhecimento. Qualquer método de apologética que f alhe em enf atizar a certeza absoluta da cosmovisão cristã revelada na Escritura enf raquece as reivindicações do evangelho e rende-se à lógica e ciência incrédula, as quais elas mesmas manif estam as consequências da incredulidade e devem ser ref ormadas à luz da Palavra de Deus.
Dessa f orma, Van Til insistia que a apologética cristã deve proceder em duas f rentes. Negativamente — e essa era a ênf ase primária de Van Til, embora não exclusiva — a apologética cristã deve demonstrar a impossibilidade absoluta de alcançar objetividade, certeza e verdade em termos da cosmovisão do incrédulo, seja qual f orma ela tomar. Deus tornou louca a sabedoria deste mundo, e essa loucura tem consequências devastadoras para o homem em toda área, intelectual bem como espiritualmente.
Positivamente, o apologista deve def ender sem constrangimento a verdade e certeza absoluta da

cosmovisão cristã, pois Deus, Sua

Relacionados