O descarte inadequado de pilhas e baterias usadas e os impactos sócio-ambientais provocados pela ação do consumidor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 29 (7016 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
MELK BARBOSA MARQUES

O DESCARTE INADEQUADO DE PILHAS E BATERIAS USADAS E OS IMPACTOS SÓCIO-AMBIENTAIS PROVOCADOS PELA AÇÃO DO CONSUMIDOR

MACAPÁ
2012
MELK BARBOSA MARQUES

O DESCARTE INADEQUADO DE PILHAS E BATERIAS USADAS E OS IMPACTOS SÓCIO-AMBIENTAIS PROVOCADOS PELA AÇÃO DO CONSUMIDOR

Artigo Científico apresentado como requisito parcial à obtenção do grau de Especialista em Períciae Auditoria Ambiental, Curso de Pós-Graduação MBA em Perícia e Auditoria Ambiental, IBPEX – Instituto Brasileiro de Pós Graduação e Extensão S/S Ltda.
Orientador (a): Profª. MsC. Elenia Baker da Cunha

MACAPÁ
2012
O DESCARTE INADEQUADO DE PILHAS E BATERIAS USADAS E OS IMPACTOS SÓCIO-AMBIENTAIS PROVOCADOS PELA AÇÃO DO CONSUMIDOR

Melk Barbosa Marques
Profª. MsC. Elenia Baker da CunhaRESUMO

O presente artigo objetiva ressaltar aspectos relacionados ao contexto histórico da origem das pilhas e baterias, assim como suas aplicações e o impacto que pode ocorrer devido sua utilização e descarte incorreto, visando apresentar a toxicidade dos metais pesados e as consequências da exposição do ser humano e do meio ambiente a estes metais. Aborda aspectos da legislação brasileira sobrepilhas e baterias, medidas de conscientização, e a implementação do sistema de logística reversa de forma integrada, estratégica, visando criar sincronismo entre todos os subsistemas organizacionais (produtor/consumidor/produtor). Neste sentido, o trabalho mostra a importância dos fabricantes disporem de locais apropriados para coleta de pilhas e baterias visando uma destinação final maisapropriada, uma vez que estes são os principais responsáveis pelos procedimentos de reutilização, reciclagem, tratamento e/ou disposição final ambientalmente adequada tais produtos, conforme define as leis específicas para estes processos.

Palavras-chave: Pilhas e baterias. Impacto ambiental. Legislação. Logística Reversa.

INTRODUÇÃO
A indústria eletrônica tem investido fortemente em novastecnologias que surpreendam o mundo, de maneira que estas se tornem necessárias para o homem e seu cotidiano, cada vez mais conectado.
Em um curto período de tempo surgem equipamentos eletrônicos com novas funções, novos designers, e até mesmo novos equipamentos que revolucionam o mercado. Tanta tecnologia não conseguiu, ainda, condicionar a vida de um aparelho por um curto período de tempo sem uma fonterenovável, deixando de usar baterias e pilhas como fonte geradora de energia para esses produtos.
Tais evidências tornam as baterias e pilhas indispensáveis para os dias de hoje, cada vez mais os equipamentos necessitam de uma fonte móvel de energia. É raro encontrar alguém que não utilize um computador portátil, celular ou relógio, e com o número de consumidores crescendo a cada ano, tornam-seevidentes as limitações destas fontes. Os problemas mais comuns destes aparelhos são os curtos períodos de tempo que as baterias mantêm carga, o fato de que as baterias perdem gradualmente a capacidade de recarga e a dificuldade na hora do descarte, pois possuem materiais nocivos ao meio ambiente.
Objetivando-se atender as necessidades dos inúmeros equipamentos existentes no mercado, asindústrias fabricantes comercializam, ao mesmo tempo, vários tipos de baterias e pilhas com intuito de atender tais necessidades. Porém, observa-se atualmente a utilização de alguns materiais alternativos, mas a produção em larga escala ainda é baseada nos modelos tradicionais. O custo mais elevado, a disponibilidade de materiais mais nobres para a fabricação de baterias mais modernas e eficientes, opreço final para o consumidor parecem ser barreiras, além de falta de incentivo financeiro ao desenvolvimento de tecnologias alternativas.
Nesse contexto, é importante conciliar o estudo do descarte desses produtos e os possíveis impactos ambientais e sociais, que possam ocasionar danos ao meio ambiente e a saúde da população.
Concernente ao exposto pretende-se abordar, objetivamente, o...
tracking img