O Desafio de Darwin

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1680 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de agosto de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto








4 - Cotilédones são as folhas primordiais dos embriões das plantas com sementes, e são sempre as primeiras a irromperem durante a germinação das sementes. São, em sua maioria, estruturalmente diferentes das outras folhas, contendo reservas de nutrientes que alimentam a plântula em desenvolvimento, enquanto esta não pode ainda produzir alimento suficiente através da fotossíntese.5 - A função delas é a fotossintese. São elas que têm os cloroplastos que fazem a fotossintese. Elas são finas para melhor captar a luz

7- A flor é a estrutura reprodutora característica das plantas denominadas espermatófitas ou fanerogâmicas. A função de uma flor é a de produzir sementes através
A flor das angiospermas corresponde a uma estrutura formada por vários elementos cujoobjetivo é a reprodução da espécie.Em geral, ao observar uma flor, identificam-se os seguintes componentes: pedúnculo, receptáculo, cálice, corola, androceu e gineceu.

8 - O esporo masculino é produzido na antera, que fica na extremidade superior do estame. Este esporo desenvolve-se formando o grão de Pólen. O pistilo compõem-se de três partes: o estigma (extremidade superior), estilo ou estiletee ovário. No interior do ovário localiza-se os óvulos que abrigam o esporo feminino. À medida que a flor se desenvolve, o esporo feminino se transforma em gametófito, sendo uma das células a célula ovo (Oosfera). O Polén é levado pelo vento, inseto e outros veículos, até o stigma, onde fica retido por uma secreção. Começa a forma-se um tubo que penetra no estilo e se alonga até encontrar oovário. Um núcleo do tubo abre caminho seguidos por dois núcleos genéticos ao atingir o óvulo, o conteúdo do tubo é decarregado. Um dos núcleos gaméticos une-se ao óvulo, produzindo o Zigoto, enquanto o outro se une aos dois núcleos polares, iniciando a formação do tecido chamado Endosperma. Após a fertilização, o Gametófito feminino contribui para formar semente. A parede do Ováro começa então acrescer, pois as células aumentam de número e vão ficando repletas de substância açucaradas. Juntas, a Semente e a parede madura do Ovário constituem o Fruto.

9 -

Ele oferece proteção à Semente até a maturidade e são apetitosos aos animais que ajudam na dispersão das Sementes.

10 - O pericarpo da baga, normalmente comestível, é composto do exterior para o interior por um epicarpo muito fino, ummesocarpo carnoso (chamado sarcocarpo) e de um endocarpo carnoso, o que a diferencia da drupa, na qual o endocarpo é lenhoso.

Bagas – São frutos que têm uma ou várias sementes soltas, como é o caso do mamão, do tomate, da laranja, da melancia e da goiaba, entre outros.

Drupas – Têm um endocarpo duro, dentro do qual há uma semente. É o caso da manga, do pêssego, do abacate e da azeitona.11 - Frutos deiscentes - São aqueles que, quando maduros, se abrem liberando as sementes. As vagens das leguminosas (flamboyant, feijão, soja, ervilha, etc.) são um bom exemplo.

Frutos indeiscentes - São aqueles que não se abrem quando maduros. Os grãos de milho, arroz e trigo, a avelã e a noz são exemplos de frutos indeiscentes.

12 - Muitos fatores favorecem ou participam diretamentedeste fenômeno, sendo chamados de agentes disseminadores, são eles:

ventos: estes transportam sementes pequenas e leves. Algumas sementes possuem expansões que aumentam a sua superfície, diminuindo o seu peso específico. Isto concorre para que permaneçam longo do tempo suspensas no ar. Exemplos: pente de macaco, ipê e jatobá.

* água: alguns frutos de vegetais aquáticos possuem cavidadescheias de ar, que permitem a flutuação dos mesmo nas correntes marinhas e rios. Exemplo típico é o coco da Bahia.
* animais: estes podem transportar as sementes presas ao seu corpo por intermédio de espículas, dentículos, ganchos, etc., como ocorre com o picão e o carrapicho. Algumas sementes quando ingeridas pelo animal, com o respectivo fruto, passam intactas pelo tubo digestivo e são eliminadas...
tracking img