O crescimento do rap brasileiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (837 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O crescimento do Rap brasileiro

Ainda alvo de preconceito, o rap nacional caminha para conquistar cada vez mais pessoas.
Surgido nos Estados Unidos em meio ao movimento Hip Hop, o rap encontrouna periferia do Brasil terra fértil para se propagar. É nos arredores das cidades grandes que surgem os principais representantes da “música falada” nacional. Hoje, aos poucos, o rap vem ganhando maisvisibilidade e começa a despertar interesse de classes sociais mais altas. Mas ainda é pouco se for comparado com ritmos como o axé e o sertanejo.
Segundo Nelson Triunfo, um dos precursores domovimento Hip Hop no Brasil, a grande guinada do rap nacional aconteceu no começo da década de 1990, quando surgiram vários grupos e cantores, como Gabriel, O pensador, que conseguiu colocar seu rap maispop nas rádios. Hoje, acredita, já não é mais possível frear o crescimento desse estilo. “Não é só em São Paulo e no Rio de Janeiro que existe Rap. Em todos os estados do Brasil temos bons MCs”, dizTriunfo.
Mesmo em expansão e conquistando fãs por todo o país, o rap ainda tem de enfrentar o preconceito. A Ordem dos Músicos do Brasil (OMB), por exemplo, ainda não aceita o rap como um estilomusical. “Sempre vai existir preconceito em tudo que vem da periferia. Uma sociedade hipócrita como a nossa sempre vai questionar o que vem do povo. Mas a gente está aqui para quebrar isso e mostrar que elesestão errados”.
O filme e a minissérie Antonia, que foi ao ar pela rede Globo no ano passado, serviram para mostrar a classes sociais mais elevadas o que é o rap. Negra Li, uma das protagonistas,acha que a minissérie fez com que as pessoas perdessem um pouco do preconceito, mas não fez com que passassem a frequentar shows e nem comprassem discos. “A gente tem muito pouco espaço para mostrar onosso trabalho. E enquanto as pessoas não perceberem a importância do rap, não conseguiremos evoluir. Precisamos de mais espaço na TV e no rádio, sem ter que pagar por isso”, diz.
A popularização do...
tracking img