O corpo fala

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (756 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O CORPO FALA
Pela linguagem corporal podemos dizer muitas coisas, pois nosso corpo é um centro de informações tanto para os outros quanto para nós mesmos.
Desde tempos imemoriais, usamossímbolos que a inteligência humana cria e procura padronizar para facilitar a incansável tarefa de compreender. E para compreender a linguagem dos nossos gestos, comparemos então o corpo humano a umaesfinge, àquela dos egípcios ou dos assírios, na qual era composta por quatro partes: o corpo de boi, tórax de leão, asas de águia e cabeça de homem.
O Boi na nossa expressão corporal tende a setraduzir por uma acentuação do abdômen, isto se encontra em gente que gosta de boas refeições.
O leão se evidencia pelo tórax onde reside o coração; é o centro da emoção, especialistas ecoreógrafos o consideram como o centro do Eu. Assim, quando há uma postura do tórax, estamos em presença de uma preponderância do EU.
Ao contrário quando o tórax está encolhido, estamos em presença deuma pessoa cujo EU está diminuído.
A Águia, representada pela cabeça, nos indica o estado de controle do corpo pela mente. Cabeça erguida significa hipertrofia do controle mental, ao contrário,cabeça baixa significa que o indivíduo é controlado pelos estímulos externos e cabeça em posição normal indica um controle normal da mente.
Também temos representados na própria cabeça os trêsanimais:O boi, representado pela boca por onde entram os alimentos; o leão, representado pelo nariz onde entra o oxigênio para os pulmões; a águia, representada pelos olhos que são o espelho da mente.A região ocular revela a atitude da mente. Sendo assim, sobrancelhas abaixadas expressam concentração, reflexão, seriedade; sobrancelhas levantadas expressam surpresa, espanto, alegria.Olhos brilhantes expressam entusiasmo, alegria; olhos baços expressam desânimo, tristeza.
Lábios arqueados para cima expressam prazer, alegria, satisfação; arqueados para baixo expressam...
tracking img