o consumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4293 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de junho de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
O Consumo
Noção e Tipos de Consumo
Noção de consumo
No nosso dia-a-dia, sentimos uma diversidade de necessidades – de nos alimentarmos, de nos deslocarmos, de ir ao médico, de ler um livro... Para satisfazer estas necessidades utilizamos os mais diversos bens, ou seja, consumimos.
O acto de consumir é bastante diversificado, não se reduzindo à utilização directa de um bem material concreto.Por exemplo, quando sentimos frio e vestimos uma camisola estamos a consumir; quando estamos a ler um livro, estamos a consumir; quando estamos doentes e vamos ao médico, estamos também a consumir.
De facto há necessidades que são satisfeitas com a utilização directa de bens materiais, outras há que são satisfeitas através da utilização de um serviço que alguém nos presta.
De acordo com o PNUD:o consumo de bens e serviços é uma actividade constante da vida diária – ainda que não seja o fim último da vida que as pessoas levam. Consumimos para um ou para vários objectivos em simultâneo. Assim, o papel do consumo na vida humana não pode compreendido sem algum entendimento das finalidades que são perseguidas através das actividades de consumo. As finalidades são muito diversas, variando danutrição ao divertimento, da vida longa à vida confortável, da auto-realização isolada à socialização interactiva.
De maneiras diferentes, o consumo afecta a vida das pessoas, assentando no alargamento das capacidades das pessoas para viver longa e confortavelmente. O consumo abre oportunidades sem as quais uma pessoa seria deixada na pobreza humana.
Alimentação, abrigo, água, saneamento,cuidados médicos e vestuário são necessários para levar uma vida longa e saudável;
Instrução e acesso à informação através de livros, jornais, rádio, televisão – e, cada vez mais, os sistemas /tecnologias de informação electrónicos – são necessárias para a aquisição da linguagem, aptidão para ler e escrever, aptidão para o cálculo e informação actualizada.
O consumo é, também, um meio de participar navida da comunidade, porque os bens são as palavras de uma linguagem social. Oferecemos presentes para exprimir sentimentos e para afirmar uma necessidade de reciprocidade, cimentando uma relação entre doador e receptor.
O consumo, para além de ser um acto económico, pois é através dele que se satisfazem as necessidades humanas, finalidade última da actividade produtiva, é também um acto social,constituindo um importante indicador do nível de bem-estar de uma população num determinado momento. A quantidade e o tipo de bens que uma população consome dá-nos a conhecer a forma como essa população está, nesse momento, a satisfazer as suas necessidades.
A vida humana é fundamentalmente alimentada e sustentada pelo consumo, podendo afectar positiva ou negativamente a vida das pessoas, poispermite ou nega o alargamento das suas capacidades, possibilidades e dignidade de vida. As populações sem acesso à satisfação das necessidades básicas como a alimentação, a água potável, a habitação, os cuidados de saúde ou a educação, não terão possibilidade de usufruir de uma vida digna, longa e confortável ou a possibilidade de desenvolver as suas capacidades.
O consumo consiste, pois, nadestruição de bens ou na diminuição progressiva do seu valor durante o processo de satisfação das necessidades ou de produção de bens que hão-de satisfazer necessidades. É, a satisfação de necessidades económicas, através da utilização de bens, que implica a sua destruição rápida ou lenta, embora tal destruição não dependa sempre da acção directa dos homens.
O consumo depende da produção, mas tambémconstitui a causa da produção: De facto, só se consome aquilo que já foi produzido; mas a produção também só se produz porque há quem necessite de consumir. As variações da procura provocam variações na produção dos bens: aqueles objectos ou serviços que já não são apetecidos para consumo deixam de ser produzidos enquanto aqueles que são mais desejados provocam um acréscimo de produção.
Enfim, o...
tracking img