O conceito da empresa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (424 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Uma empresa, qualquer que seja, se centraliza a realização de fins económicos ou comerciais, enquanto funciona como factor de desenvolvimento social, moral e cultural. A maioria dasempresas têm como finalidade o proveito financeira, e assim, contribuir no crescimento da mesma. Isto quer dizer que, a eficácia do controle depende das qualidades gerenciais de liderança e , portanto,os critérios e metódos utilizados para designar estes dirigentes.
Falando dos modos de designação dos dirigentes num empresa, nos coloca perante um mundo administrativo muito vasto, pelo facto decada país ou seja, de cada empresa, pequena ou grande, privada, pública ou cooperativa, ter o seu modo de designação dos dirigentes e as exigências requiridas para esta tarefa.
Por esta razão,gostariamos de reecoar o conceito da empresa e sua divisão classica, para assim chegar ao que concerne o modo de designação dos dirigentes na empresa. Terminaremos o nosso trabalho com uma breve conclusão.DESENVOLVIMENTO

1. O QUE É UMA EMPRESA
A empresa como sabemos, é um centro de decisão económico autonomo; uma unidade dedicado à realização de actividades com fins ecónomicos ou comerciais,dispondo recursos humanos, materiais, financeiras e tecnologicos, para produzir bens e serviços destinados a venda. Além de tal função tipicamente económica, a empresa cumpre também uma função social,criando oportunidades de encontro, de colaboração, de valorização das capacidades das pessoas envolvidas. Na empresa, portanto, a dimensão económica é condição para que se possam alcançar objectivosnaõ apenas económicos, mas também sociais e morais, a perseguir conjuntamente.





1.1. DIVISÃO CLASSICA DA EMPRESA
Do ponto de vista económico, as empresas podem classificar-se em:

1.1.1.Empresas Comerciais:
São empresas essencialmente vocacionados para a comercialização, isto é, adquirem determinado bem e vendem esse mesmo bem sem lhe alterarem as caracteristicas iniciais....
tracking img