O circuito turistico no alentejo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1536 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1-Introdução

Inserido no Curso Técnico de Turismo de nível IV e no âmbito da Prova de Aptidão Profissional, (PAP), desenvolvi este projecto que finaliza os três anos do meu Curso de Turismo.
Esta prova é o resultado da minha aprendizagem durante todo o curso.
O projecto desenvolvido traduz na implementação de um Circuito turístico, para Terras do Grande Lago (Alqueva), em pleno Alentejo.O principal objectivo deste projecto é o de dar a conhecer as novas potencialidades turísticas de toda uma região que nessa área apresenta novas apetências e mais-valias directamente resultantes da construção do maior lago artificial da Europa.

1-Noção do Circuito Turístico
Entende-se como uma execurção de pequena duração com horários, preços, frequências e pré-fixados, públicos e autorizadosoficialmente. Os pontos de partidas e de chegada são coincidentes e são normalmente, por empresas especializadas, em autocarro, automóvel ou barco, incluindo visitas acompanhados a museus, monumentos locais e outros recursos de interesse turístico.
DEFINIÇÕES NO CONTEXTO DAS AGÊNCIAS DE VIAGENS
Decreto-Lei nº.41 248, de 31 de Agosto de 1957
Entende-se por circuito turístico o transporte deexcursionistas em autocarro, intra ou extramuros das localidades, realizado periódica e regularmente, segundo horários, itinerários e tarifas aprovadas pelos serviços de turismo (da actividade das agências de viagens / art.º. 10-1).

1.1- Objectivos de enriquecer a oferta turística, ampliar as opções de visita e a satisfação do turista, com consequente aumento do fluxo e da permanência dosvisitantes naquela área geográfica, geração de trabalho, renda e qualidade de vida.
Para que ocorra a necessária integração regional entre os municípios de um mesmo circuito, vias de acesso compatíveis são imprescindíveis à complementaridade entre os atractivos, meios de transporte, equipamentos e serviços, e ao fortalecimento da cadeia produtiva do sector turístico.

Breve descrição da regiãodo Alentejo
A Região do Alentejo situa-se no sul de Portugal e é uma região que abrange a área dos municípios que compreende integralmente os distritos de Portalegre, Évora e Beja, e a metade sul do distrito de Setúbal e parte do distrito de Santarém, sendo assim a maior região de Portugal. Esta vasta região, é rica em paisagens, e apresenta realidades tão diferentes como as típicas Planícies,separadas por zonas montanhosas e serranas, uma bela costa com praias agradáveis, admiráveis cidades e diversas aldeias como que paradas no tempo. É uma região caracterizada pela uniformidade: planície com uma altitude média que ronda os 200 m com afloramentos montanhosos pouco acentuados.
  É cortada por 3 grandes bacias hidrográficas – a do Tejo, a do Guadiana e a do Sado, na cabeceira dosquais se situa a cidade de Évora.
Fig.:1 – Local de Implementação – Alentejo


Demografia
Esta região, a norte do Algarve, consiste numa vasta e nivelada planície, excepção das montanhas da Serra de Marvão e da Serra de São Mamede, no nordeste. A maior parte da terra encontra-se dividida em grandes propriedades ou latifúndios. A terra utilizada pela agricultura predomina, mas existemtambém muitas áreas não cultivadas, bem como extensas florestas de sobreiros, a produção de cortiça que é uma indústria importante na região. O Alentejo tem sido uma consistente no seu apoio ao partido comunista. Apesar das reformas agrárias que se seguiram a revolução dos cravos de 1974, ainda é uma região economicamente abatida e com uma grande taxa de desemprego. Sendo assim famosa por ser umaregião com belas e magnificas praias, belas paisagens e é conhecido como um lugar óptimo para relaxar.
Clima
O clima apresenta características mediterrânicas e continentais. A precipitação é fraca e predomina nos meses de Inverno, variando entre os 400 e os 600 mm. As zonas do Alentejo situam-se na faixa Ibero-Mediterrâneacom características climáticas mediterrânicas aliadas a uma acentuada...
tracking img