O cidadao de papel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (717 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A mitologia chinesa é o conjunto de histórias, lendas e ritos passados de geração para geração de forma oral ou escrita. Há diversos temas na mitologia chinesa, incluindo mitos envolvendo a fundaçãoda cultura chinesa e do Estado chinês. Como em muitas mitologias, acredita-se que ela seja uma forma de rememoração de fatos passados.
Os historiadores supõem que a mitologia chinesa tem início porvolta de 1100 a.C. Os mitos elendas foram passados de forma oral durante aproximadamente mil anos antes de serem escritos nos primeiros livros como o Shui Jing Zhu e o Shan Hai Jing. Outros mitoscontinuaram a ser passados através de tradições orais tais como o teatro e canções, antes de serem escritos em livros como no Fengshen Yanyi.
-------------------------------------------------
Mitos elendas
Três Augustos e os Cinco Imperadores
Após a era de Nu Kua e de Fu Xi (ou contemporaneamente em algumas versões) veio a Idade dos Três Augustos e dos Cinco Imperadores (三皇五帝), um grupo delegisladores lendários que governou entre 2850 a.C. e 2205 a.C., período anterior a Dinastia Xia.
A lista de nomes que compreende os Três Augustos e os Cinco Imperadores varia bastante entre as fontes, masa versão mais conhecida e de maior circulação é:
* Os Três Augustos:
* Fu Xi (伏羲) — Companheiro de Nu Kua.
* Shennong (神农) — Shennong, que significa "Fazendeiro Divino", ensinou aagricultura e a medicina aos antigos.
* Huangdi (黄帝) — Huangdi, significando, e conhecido como, o "Imperador Amarelo", considerado o primeiro soberano da China.
* Os Cinco Imperadores:* Shaohao (少昊) — Líder dos Dongyi ou "Bárbaros do Leste", sua tumba piramidal está localizada na província de Shandong.
* Zhuanxu (颛顼) — Neto do Imperador Amarelo.
* Ku (帝喾) — Bisnetodo Imperador Amarelo e sobrinho de Zhuanxu.
* Yao (尧) — Filho de Ku. Seu irmão mais velho sucedeu Ku, mas abdicou ao sentir-se um legislador ineficaz.
* Shun (舜) — Yao deixou sua...
tracking img