O ciclo ooda de john boyd

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1202 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O ciclo OODA (para observar, orientar, decidir e agir) é um conceito originalmente aplicada ao processo de operações de combate, muitas vezes à estratégico nível em operações militares. Agora, é também muitas vezes aplicado a entender as operações comerciais e processos de aprendizagem. O conceito foi desenvolvido pelo estrategista militar e da Força Aérea Coronel John Boyd.
O ciclo OODAtornou-se um conceito importante nos negócios e estratégia militar. De acordo com Boyd, tomada de decisão ocorre em um ciclo recorrente de observar - orientar - decidir - agir. Uma entidade (seja um indivíduo ou uma organização) que pode processar este ciclo rapidamente, observar e reagir ao desdobramento dos eventos mais rapidamente do que um adversário pode, assim, "entrar" no ciclo do oponente decisãoe ganhar a vantagem.
Boyd desenvolveu o conceito para explicar como direcionar energias próprias para derrotar um adversário e sobreviver. Boyd enfatizou que "o loop" é na verdade um conjunto de interação de laços que devem ser mantidos em operação contínua durante o combate. Ele também indicou que a fase da batalha tem uma influência importante sobre a repartição ideal das energias de umapessoa.
Boyd diagrama mostra que todas as decisões são baseadas em observações de evolução da situação temperada com filtragem de implícitas do problema a ser abordado. Estas observações são as informações brutas sobre as quais decisões e ações são baseadas. A informação observada deve ser processado para orientá-lo ainda mais para tomar uma decisão.
A orientação - como o repositório da nossaherança genética, a tradição cultural, e experiências anteriores - é a parte mais importante do ciclo OODA uma vez que molda a nossa forma de observar, a nossa forma de decidir, a nossa forma de agir.
Como afirmado por Boyd, há muito filtragem das informações através da nossa cultura, a genética, a capacidade de analisar e sintetizar, e experiência anterior. Desde o OODA Loop foi projetado paradescrever uma decisão única, a situação é muito pior do que geralmente mostrado como a maioria das decisões de negócios e técnicos têm uma equipe de pessoas, observando e orientando, cada um trazendo suas próprias tradições culturais, genéticos, experiência e outras informações.
Para ganhar, devemos operar em um ritmo mais rápido ou o ritmo que os nossos adversários - ou, melhor ainda, entrarciclo de tempo, adversário, observação - orientação - decisão - ação ou loop. ... Essa atividade vai nos fazer parecer ambígua (imprevisível), assim, gerar confusão e desordem entre os nossos adversários - uma vez que nossos adversários não serão capazes de gerar imagens mentais ou imagens que concordam com o ameaçador, bem como o ritmo mais rápido transitória ou padrões que estão competindo contra.O ciclo OODA, que incide sobre os requisitos estratégicos militares, foi adaptado para o negócio e do setor público planejamento de continuidade operacional. Compará-lo com o ciclo de Shewhart, que se concentra no nível operacional ou tático de projetos.
A chave é esconder suas intenções e fazê-los imprevisíveis para o adversário, enquanto você, simultaneamente, clarifica as suas intenções. Ouseja, operar em um ritmo mais rápido para gerar condições rapidamente mutáveis que inibem o seu adversário de se adaptar ou reagir a essas mudanças e de suprimir ou destruir sua consciência. Assim, uma mistura de confusão e desordem ocorre para levá-lo de certa forma, reagir às condições ou atividades que parecem ser incertas, ambíguas ou incompreensíveis.
A atitude correta é deixar ir um pouco,para permitir que alguns dos caos se tornem parte de seu sistema mental, e usá-lo para sua vantagem, basta criar mais caos e confusão para o adversário. Ele canaliza o caos inevitável do campo de batalha na direção do inimigo.
Para exemplificar o ciclo OODA, considera-se um piloto que está sendo mexido para abater um avião inimigo, nos reporta ao filme Top Gun.
Antes de o avião inimigo está...
tracking img