O choque do futuro - alviin toffler

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2415 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 - O Choque do Futuro,Alvin Toffler .


O texto Choque do Futuro estabelece uma abordagem das tendências futuristas,o seu autor Alvin Toffler descreve o que ele acredita poder acontecer no futuro,analisando as tendências através do histórico. O autor estabelece um pensamento evolucionista do homem,revelando-se como ser que está sendo posto à prova de comstantes mudanças,em termostecnológicos, sociais, organizacionais ,etc.
O objetivo principal do texto é mostrar a evolução do homem em se adaptar com as transformações ocorridas na sociedade,como alguns se sentem à vontade com as mudanças e outros que resistem às mudanças. Debate a chegada do futuro e o choque trazido com sua chegada.
Toffler explica que nos últimos 300 anos viemos passando por mudanças cada vez maisrápidas e essas mudanças provocam na sociedade uma diversidade étnica,social,econômica,cultural,racional,etc.
Muitas pessoas não são se adequam a velocidade dessas mudanças e sofrem,o que Alvin qualifica como “choque do futuro/cultura”,ou seja,tais pessoas sofrem para compreenderem novas ideias,com novos modos,estilos de vida diferente,um modo novo.
O choque de cultura como é maisconhecido nosso mundo atual,deve-se a um efeito do ingresso de um indivíduo despreparado em uma nova cultura. Dar-se pelo espanto,frustração e desorientação, apego à velhos modos e despreparo desse indivíduo a essa nova realidade a ele imposta.
Despreparação essa até “esperada”,pois o indivíduo guarda consigo uma antiga cultura,que se oprime diante de uma nova cultura.
Levando-se emconsideração não apenas um indivíduo e sim toda uma sociedade ou geração - as quais contém seu indivíduos fracos,menos inteligentes e mais irracionais – e os impondo a um novo mundo,o resultado seria óbvio uma desorientação em massa,o choque do futuro em alta escala,mesmo havendo os “mais evoluídos” e mais aptos às mudanças.
Esse tal choque é o que defronta o homem atual,que reconhece ser muitodespreparado a essa nova realidade inconstante de mudanças. Mesmo assim,nota-se que as mais recentes e as novas gerações conseguem evitar o maior impacto desse choque,sendo eles mas aptos a essas inconstantes mudanças.

1. – Rompendo com o Passado

Desapegar-se,do passado,de ideias ultrapassadas,modos desgastados,é uma forma mais fácil de lhe dar com o choque que o futuro provoca noshomens. O mundo que vivenciamos,já nos dar uma prévia de como será no futuro. Levando-se em consideração que o homem se reinventa,se redescobre, se auto analisa,descobre novas tecnologias diariamente,o ontem já pode ser considerado um passado distante.
Velho hábitos,modos e apegos,impendem a adaptação dos indivíduos as mudanças necessárias para o avanço da humanidade,e do meio social.2. – A 800ª Geração

Através de um estudo do homem nos seus últimos cinquenta mil anos,considerando 62 anos como o “período” de uma geração,foi visto que somente foi possível a comunicação entre uma geração e outra,somente a partir das últimas 70 gerações por que a escrita tornou isso possível,mas somente as 6 últimas gerações,foi possível essa escrita impressa,ou seja quando alcançoua “massa” popular.
A 800ª geração marca uma ruptura com toda a experiência do passado .Geração marcada por contínuas mudanças,um mundo mais desenvolvido e cheios de descobertas,o homem cade vez mais analista do seu ambiente de vida. Nesta geração as decisões se tornaram algo fundamental na busca de recursos,isso talvez tenha sido a maior reviravolta dessa geração,ter que lhe dar com asmudanças e ter decisões .Nesta mesma geração foi presenciado praticamente o fim de fronteiras,um mundo globalizado,onde a consequência de um evento se irradia pelo planeta.
Não somente para os eventos atuais,o que se vivencia é que os fatos passados que afetaram apenas alguns,hoje podem está recaindo sobre,por motivos como esse é que se explica que esta 800ª geração se diferencia das...
tracking img