O caso maria flor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 33 (8078 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ADMINISTRAÇÃO

EDMAYRE COÊLHO

FEIRA DE SANTANA – BA 2011

COMPONENTES:

Ezicleia da Silva Pereira Gleide da Silva Alves Loide Lima de Freitas Luana Rebouças Fontes Juliana Da Cruz Assis Silva

SUMÁRIO

HISTÓRIA 05
CUSTO 06
ANÁLISE ESTRATÉGICA DE CUSTOS 07
CUSTEIO POR ABSORÇÃO 09
DIFERENÇAS ENTRE O CUSTEIO POR ABSORÇÃO E CUSTEIO VARIÁVEL 11
VANTAGENS EDESVANTAGENS DO CUSTEIO POR ABSORÇÃO 12
PLANILHA DE CUSTO 13
FINANÇAS E CAPITAL DE GIRO 14
A RELAÇÃO ENTRE A NECESSIDADE DE CAPITAL DE GIRO (NCDG) E O CICLO FINANCEIRO 14
SISTEMA DE LOGÍSTICA DA MARIA FLOR 15
TECNOLOGIA DE PONTA 19
ESTRATÉGIAS DE MARKETING 22
GESTÃO DE PESSOAS 27
ASPECTOS FUNDAMENTAIS DA MODERNA GESTÃO DE PESSOAS 28
OBJETIVOS DA GESTÃO DE PESSOAS 29
OS SEIS PEOCESSOS DEGESTÃO DE PESSOAS 30

INTRODUÇÃO

Este trabalho consiste em demonstrar o ciclo de produção da Empresa de Cosméticos Maria Flor que utiliza o método de absorção, que é um método derivado da aplicação dos Princípios Fundamentais de Contabilidade. Esse método foi derivado do sistema desenvolvido na Alemanha no início do século 20 conhecido por RKW (Reichskuratorium für Wirtschaftlichtkeit).Observamos que são muitos os fatores responsáveis pela rápida expansão da empresa, dentre esses fatores destacam-se: A identificação da empresa com a natureza e com o meio ambiente; análise ambiental permanente a política que utiliza no trato de seus funcionários, a agressiva estratégia de marketing que adota o rigor com a qualidade de seus produtos; a busca da excelência nos serviços; a eficiência noatendimento ao cliente, o que possibilitou que uma pequena farmácia de manipulação se tornasse hoje em uma das maiores fabricantes de cosméticos do país.

BREVE HISTÓRIA

Para contarmos a história da empresa Maria Flor, buscou-se informações através de pesquisas feitas no site da própria empresa, e com isso podemos dizer que, Maria Flor foi criada em 1957 quando dois farmacêuticosrecém-formados abriram as portas de uma pequena farmácia de manipulação numa estreita rua da parte histórica de Feira de Santana.
Porém, como o movimento de clientes para aviarem suas receitas dermatológicas ainda era pequeno e mediante constatarem que no mercado as pessoas estavam começando a aderir a uma onda naturalista, passaram a preencher o tempo ocioso com pesquisas de perfumaria e cosméticos. Sendoassim, dois produtos pioneiros foram desenvolvidos à base de Flores, que passaram a ser estrategicamente expostos na sala de espera da farmácia e começaram a despertar o interesse de clientes.
Desde a primeira loja, Maria Flor sempre se preocupou com a qualidade. A disseminação de elevados conceitos, como compromisso com qualidade e real satisfação das necessidades dos consumidores transformaramaquela farmácia de manipulação na primeira loja de Maria Flor, hoje a marca está presente em todo o Brasil e até mesmo além de nossas fronteiras.

3.1 Custos
3.1.1 O caso Maria Flor
Pode-se tomar como parâmetro o exemplo do empresário Miguel Tanner dono da Maria Flor, empresa nascida em 1997, no Nordeste do país e hoje, classificada como uma das maiores no ramo de cosméticos.
Segundopublicação da revista Exame (2005, p. 50-54) e pesquisa junto à empresa, nos seis anos anteriores, as vendas registraram um aumento em torno de mais ou menos 50%, mas o lucro e a rentabilidade não acompanharam a essa evolução. Na verdade, o presidente Tanner, começou a prestar maior atenção de 1997 a 1998 quando, a rentabilidade patrimonial caiu de 20,8% para 13,6%, a partir daí, houve uma reestruturação naempresa.
O crescimento da companhia vinha acompanhado com o aumento também dos seus custos, desde então, deu-se ênfase a análise dos custos para saber até onde havia o descontrole. Nesse sentido criou-se um comitê operacional para trabalhar diretamente com o planejamento estratégico e começaram a apurar os custos para se fabricar os produtos e desenvolver um novo. Os executivos rastrearam os...
tracking img