O carnaval brasileiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (298 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Carnaval Brasieliro- Jhuliene Vidal ,sala 2
O carnaval do brasil é a maior festa popular do país. A festa acontece durante quatro dias (que precedem a quarta–feira de cinzas). Aquarta de cinzas tem este nome devido à queima dos ramos no domingo de ramos do ano anterior, cujas cinzas são usadas para benzer os fiéis no início da quaresma. O carnaval prepara oinício da quaresma, isto é, seu último dia precede a quarta-feira de cinzas (início da quaresma).
Atualmente, no Rio de Janeiro e em várias grandes e pequenas cidades, as escolas desamba fazem desfiles organizados, verdadeiras disputas para a eleição da melhor escola do ano segundo uma série de quesitos. Com o crescimento vertiginoso dessas agremiações o processo decriação se especializou gerando muitos empregos concentrados, principalmente, nos chamados barracões das escolas de samba.
O desfile mais tradicional acontece no Rio de Janeiro, naPassarela do Samba, Marquês de Sapucai, como é chamado o sambódromocarioca, primeiro a ser construído no Brasil. Outros desfiles importantes ocorrem em Uruguaiana, PortoAlegre,Florianópolis,Manaus e emVitória. Recentemente o desfile das escolas de samba de São Paulo adquiriu relevância ao passar a ser transmitido pela Rede Globo para todo o país, exceto no RioGrande do Sul e Santa Catarina, onde a RBS TV, afiliada da Globo nos dois estados, transmite os desfiles do grupo especial de Porto Alegre, que ocorre em dois dias (sexta e sabado decarnaval), e Florianópolis (no sabado de carnaval). Além dos desfiles das escolas de samba acontecem também os desfiles de blocos e bandas, grupo de pessoas que saem desfilando pelasruas das cidades para se divertir, sem competição. Também existem os bailes de carnaval, realizados em clubes, ou em áreas públicas abertas, com execução de músicas carnavalescas.
tracking img