O cara

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5139 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL:

O comportamento organizacional é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações com o propósito de utilizar este conhecimento para melhorar a eficácia organizacional.

Podemos dizer que o comportamento organizacional se preocupa com o estudo do que as pessoas fazem nasorganizações e de como este comportamento afeta o desempenho das empresas.

Este estudo está voltado especificamente para situações relacionadas ao emprego, enfatiza-se o comportamento relativo a funções, trabalho, absenteísmo, rotatividade, produtividade, desempenho humano e administração. Ele inclui componentes básicos como motivação, comportamento e poder de liderança, comunicação interpessoal,estrutura e processos de grupos, aprendizado, desenvolvimento de atitudes e percepção, processos de mudanças, conflitos, planejamento do trabalho e estresse no trabalho.

Desde a mais tenra idade, observamos as ações das outras pessoas e tentamos interpretar o que vemos. Mesmo que nunca tenha se dado conta disto, você foi um “leitor” de pessoas por toda a sua vida. Você observa o que as outraspessoas fazem e tenta compreender o porquê de seu comportamento. Além disso, você também tenta prever o que elas fariam sob determinadas circunstâncias. Infelizmente, esta abordagem casual e senso comum costuma induzir a erros de previsão. Você pode aprimorar sua capacidade de previsão substituindo suas opiniões intuitivas por uma abordagem mais sistemática.

O comportamento não é aleatório.Existem algumas consistências fundamentais no comportamento de todos os indivíduos que podem ser identificadas e, então, modificadas para refletir as diferenças individuais.

Existem leis ( escritas ou não ) em praticamente todos os ambientes. Podemos argumentar que é possível prever comportamentos ( certamente que não com 100% de precisão) em supermercados, salas de aula, consultórios médicos,elevadores e na maioria das situações estruturadas. Por exemplo, ao entrar no elevador, você se vira de frente para a porta? A maioria das pessoas faz isso. Mas você ouviu dizer em algum lugar que isto deveria ser feito? É claro que não! Da mesma forma que somos capazes de prever o comportamento os motoristas ( para os quais existem regras escritas ), também podemos prever o comportamento das pessoas noelevador ( onde existem poucas regras estabelecidas). Em uma sala de aula com 60 alunos, se você quiser fazer uma pergunta ao professor, certamente levantará a mão. Por que motivo você não bate palmas, fica em pé, levanta uma perna, tosse ou grita “Ei, você aí”? O motivo é que você aprendeu que levantar a mão é o procedimento adequado para uma sala de aula. Esses exemplos servem para ressaltarque o comportamento é geralmente previsível e o seu estudo sistemático é uma forma de realizar previsões razoavelmente acuradas.

Quando falamos em estudo sistemático, estamos nos referindo ao exame dos relacionamentos, à tentativa de atribuição de causa e efeito e de basearmos nossas conclusões em evidências científicas – ou seja, em dados coletados sob condições controladas, medidos einterpretados de maneira razoavelmente rigorosa.

O estudo sistemático substitui a intuição, aquela “sensação” sobre o “por que faço o que faço” e “ o que move as demais pessoas”. Isso não quer dizer que o que você aprendeu de maneira não sistemática esteja necessariamente errado. Mas, você irá se deparar com evidências de pesquisas que contrariam o senso comum.

DISCIPLINAS QUE CONTRIBUEM PARA OESTUDO DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL:

O estudo do comportamento organizacional é uma ciência aplicada que se apóia na contribuição de diversas outras disciplinas comportamentais. As áreas predominantes são a Psicologia, a Sociologia, a Psicologia Social, a Antropologia e a Ciência Política.

PSICOLOGIA: é a ciência que busca medir, explicar e, algumas vezes, modificar o comportamento dos seres...
tracking img