GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA UNESP/UNIVESP
DISCIPLINA: SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Estudo dirigido 1 sobre o texto “O capitalismo no Brasil”

Idéia principal da autora em cada uma das partes do texto
A desigualdade social é um dos mais graves problemas do Brasil ainda hoje. Isso significa dizer que a discrepância de condições devida entre ricos e pobres é enorme, se por um lado temos um conjunto pequeno de famílias que acumulam fortunas detendo um grande percentual da riqueza gerada no país, temos um conjunto muito grande de famílias que tem uma renda tão baixa que suas condições de vida são muito precárias. O capitalismo é um sistema econômico, políticoe social, que implica na produção e comercialização de “mercadorias. Foi com a Revolução Industrial, que marcou o surgimento do capitalismo como sistema de organização das relações sociais no mundo, conso¬lidando o que chamamos de modernidade ou sociedade moderna.
O capitalismo inaugurou um novo tipo de trabalho: o trabalhoindustrial. É importante destacar que esse trabalho industrial não se referia apenas ao trabalho no interior da indús¬tria, mas um novo tipo de trabalho, uma nova organização do trabalho, seja no interior das indústrias ou no interior de propriedades urbanas ou rurais dedicadas à produção econômica. Os trabalhadores rurais e ostrabalhadores de serviços, por exemplo, tiveram modificações em suas relações de trabalho que tinham como base as relações de trabalho dos trabalhadores nas indústrias. O trabalho industrial foi, portanto, o novo modo de organização de trabalho na sociedade moderna. Essas novas relações têm base industrial, isto é, são relações detra¬balho em que, de um lado, encontram-se os proprietários dos meios de produção e, de outro lado, os proprietários da força de trabalho. O que nos interessa entender aqui sobre a organização do trabalho capitalista industrial não é o tipo de atividade de trabalho que exercem os sujeitos, mas sua identidade social, histórica e [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 02). O capitalismo no brasil. TrabalhosFeitos.com. Retirado 02, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/o-Capitalismo-No-Brasil/599863.html

MLA

"O capitalismo no brasil" TrabalhosFeitos.com. 02 2013. 2013. 02 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/o-Capitalismo-No-Brasil/599863.html>.

MLA 7

"O capitalismo no brasil." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 02 2013. Web. 02 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/o-Capitalismo-No-Brasil/599863.html>.

CHICAGO

"O capitalismo no brasil." TrabalhosFeitos.com. 02, 2013. Acessado 02, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/o-Capitalismo-No-Brasil/599863.html.