O campo e a cidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1284 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O CAMPO E A CIDADE
O espaço rural e suas paisagens
O espaço rural (campo) e o espaço urbano (cidade) constituem paisagens diferentes, mas amplamente inter-relacionadas. Por exemplo, no espaço rural é produzida grande parte dos alimentos consumidos no espaço urbano. O espaço urbano, por sua vez, fornece máquinas, adubos e fertilizantes, para a produção agropecuária.
Paisagem rural:
Aspaisagens do campo ou rurais são espaços utilizados pelos seres humanos para, desenvolver atividades do setor primário.

As atividades na paisagem rural.
* A agricultura é a atividade em que os seres humanos trabalham a terra, semeando e depois colhendo espécies vegetais. O objetivo é reproduzir sementes e adquirir plantas necessárias à alimentação ou à fabricação de produtos variados.

*Paisagem Rural
As paisagens rurais agrícolas são influenciadas por elementos naturais, como :
2. O clima
3. O relevo
4. O solo
* Agricultura tradicional
Características: Adota técnicas rudimentares; Emprega grande número de trabalhadores; Faz pouca utilização de máquinas e equipamentos.
Agricultura Moderna
Características:
* Utilização intensidade máquinas agrícolas;
* Uso desementes selecionadas;
* Emprega tecnologia avançada;
* Produtividade elevada.
Pecuária
Pecuária Intensiva: os animais são confinados em galpões ou currais , onde recebem alimentação e tratamento especiais, na pecuária extensiva os animais são criados soltos.
O extrativismo
As paisagens naturais transformadas pelo extrativismo__ extração de recursos minerais ou vegetais-----também sãoconsiderados espaços rurais. A extração de mineral, por exemplo, modifica o relevo original, elimina a vegetação e escava o solo.

Problemas ambientais no campo

* A degradação do solo:
Técnicas inadequadas de uso do solo, desmatamento, irrigação sem os devidos cuidados, poluição por agrotóxicos e erosão são alguns dos problemas responsáveis pela degradação dos solos.
As atividadesagropecuárias (agricultura e a pecuária) ampliaram a erosão, tornando-a mais intensa do que em condições naturais.
A vegetação é um importante instrumento de defesa do solo contra a erosão. Os restos vegetais também tem papel importante, pois retêm a água e dificultam o escoamento superficial. Com o desmatamento, ou seja, a retirada da vegetação, o solo fica desprotegido.
* Efeitos da erosão
A erosãotambém é responsável pela degradação biológica, isto é, pela eliminação de insetos, minhocas, bactérias e outros pequenos organismos que vivem no solo e são fundamentais para a produção dos nutrientes das plantas.
* Efeitos da queimada.
Uma técnica ainda muito empregada no campo, principalmente no Brasil, para a retirada da vegetação natural e a implantação de cultivos e pastagens é a queimada.Em uma primeira avaliação, a queimada aparentemente beneficia as plantações, pois as cinzas significam um crescimento de nutrientes para o solo. No entanto, os prejuízos são maiores. Fogo elimina os nutrientes, microrganismos, insetos e resíduos vegetais, deixando o solo descoberto e sujeito à erosão.

Produtividade, fertilizantes químicos e agrotóxicos.
É inevitável a contribuição dosfertilizantes químicos para o aumento da produção mundial de alimentos e matérias-primas. Países superpopulosos, como china e Índia, aumentaram sua produtividade agrícola utilizando-os em suas lavouras.
Os agrotóxicos combatem ou controlam as ervas-daninhas, insetos, bactérias, fungos e outros seres vivos, chamados de pragas.
* O uso inadequado de produtos químicos
O uso excessivo ou inadequado deprodutos químicos pode degradar o solo poluir águas subterrâneas e de rios. Além disso, muitos agrotóxicos são prejudiciais para os seres humanos e os animais.
Com o uso continuo de agrotóxicos, as pragas evoluem e se tornam mais resistentes a eles. Para combater essa resistência a dose desses venenos é aumentada.
O emprego inadequado de produtos químicos no campo pode provocar o surgimento...
tracking img