Li-fi: a tecnologia que pode substituir o wi-fi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (312 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Você já pensou que a luz pode substituir o Wi-Fi? Se a resposta for “não”, saiba que essa ideia não é nova e que muitos pesquisadores estão apostando os seus esforços nela —empenho que pode resultar em uma tecnologia revolucionária.

A maior dificuldade até o momento é o fato que os dados são transmitidos através de “piscadas”, de modo que umalâmpada acesa represente o padrão “1” e uma apagada o “0”. No entanto, a iluminação convencional de casas e escritórios é muito lenta para ser utilizada dessa maneira.

Por contadisso, os pesquisadores são obrigados a usar LEDs de um milímetro, que são muito caros e ocupam um espaço relativamente grande. Dessa maneira, a transmissão de dados por luz acabasendo muito difícil de ser usada.

Um avanço que promete

Apesar desse grande obstáculo, a equipe de estudiosos liderada pelo professor Martin Dawson conseguiu avanços muitosignificativos. Eles estão usando LEDs que são mil vezes menores do que os de um milímetro, o que muda muita coisa.

Você pode achar que isso só deixa o trabalho mais difícil,mas essas lâmpadas podem piscar em uma frequência mil vezes maior do que os outros LEDs e ocupar um espaço mil vezes menor — ou seja, a eficiência é bem maior.

Para que vocêtenha uma ideia melhor, um “chip” de luz feito com esses microLEDs pode ser um milhão de vezes mais potente do que um chip feito com lâmpadas de LED de um milímetro — tudo isso édevido ao tamanho e a velocidade do novo produto.


Fontes : http://www.tecmundo.com.br/tecnologia/36191-li-fi-a-tecnologia-que-pode-substituir-o-wi-fi.htmhttp://www.tecmundo.com.br/tecnologia/36191-li-fi-a-tecnologia-que-pode-substituir-o-wi-fi.htm
http://www.tecmundo.com.br/tecnologia/36191-li-fi-a-tecnologia-que-pode-substituir-o-wi-fi.htm
tracking img