Preparando um macro fluxograma

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (709 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Preparando um Macro-Fluxograma
Macro-Fluxo é uma visão geral da Organização, porém sem o detalhamento de cada processo. Este tipo de fluxograma mostra apenas as relações existentes entre osprocessos. É o que chamo de ver a floresta, mas não as árvores.
Alguns gestores preferem mapear cada processo separadamente e só depois montar o Macro-Fluxo. Outros fazem o contrário. Independente de qualseja a sua opção, para preparar um Macro-Fluxo existem alguns passos que facilitam a tarefa.

Passo 1: Determinar os processos.
Antes de saber quem se liga com quem, é preciso definir quais osprocessos irão compor seu Macro-Fluxo (vamos chamá-lo de MF daqui em diante, ok?). O importante aqui é saber definir o que é processo e o que é sub-processo. Como o MF não deve se prender a detalhes,devemos considerar apenas os processos principais na sua confecção. Então, faça uma lista desses processos.
Como exemplo, vou utilizar uma estrutura simples que um amigo me
Imagine que seus processosprincipais são:
- Vendas, PCP, Compras, Fabricação e Manutenção.
Acrescentemos nessa lista a Direção, como o processo controlador de toda a estrutura. E também o Cliente, que é a razão daexistência da empresa. Sei que o Cliente não é um processo, mas deve figurar no MF como Fonte e Destino das atividades da Empresa. Daí, nossa lista ficará assim:
- Vendas, PCP, Compras, Fabricação,Manutenção, Direção e Cliente.
Passo 2: Rascunhando o MF.
Esta etapa pode ser feita manualmente, eu até recomendo. Ou pode ser feita diretamente no software escolhido para a montagem do MF. Experimente fazeros primeiros a mão como um treinamento. Procure utilizar folhas de rascunho.
Como tudo começa e termina no Cliente (lembre-se que eu disse que ele é a fonte e destino das atividades), vamos colocarpara ele um quadro no início e outro no fim do MF. Isto não é obrigatório, mas ajuda a entender a posição deste elemento no quadro geral.
Em seguida, coloque quadros para cada um dos outros...
tracking img