O campo aditivo e o trabalho de adição e subtração com alunos do 1º ano do ensino fundamental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1226 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Atendimento Psicopedagógico IV Raciocínio Lógico-Matemático

Profª Drª Maria José de Castro Silva


Joselia Silva do Nascimento
RA 9083392943
joselia.nascimento@gmail.com


Ednéia Paula Masini de Oliveira Ramos
RA 9083350728
edymasini@bol.com.br


Tatiana Cristina M. de Oliveira
RA 9083393765
bijutathy@hotmail.com



























o campoaditivo e o trabalho de ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO COM ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL




1. Introdução

A introdução do ensino de matemática para alunos nos primeiros anos do Ensino Fundamental deve ser explorada com bastante seriedade pelos professores. Um conceito passado de forma inadequada ou confusa pode trazer reflexos negativos para a criança durante muitos anos da sua vida escolar,ou talvez para a vida inteira.
Dentre as quatro operações matemáticas, a adição e a subtração são as primeiras a serem introduzidas para as crianças no primeiro ano do Ensino Fundamental e a didática sobre como trabalhar estes conceitos têm sido motivo de questionamentos entre os profissionais de educação que trabalham com esta faixa etária.
Neste trabalho apresentaremos uma das diversasformas possíveis de introduzir e trabalhar o tema em sala de aula com crianças na faixa dos 7 anos idade e que já possuam o conhecimento de número.
Para isto, apresentaremos a Teoria dos Campos Conceituais - que ajuda a entender como as crianças constroem os conhecimentos matemáticos - elaborada pelo psicólogo francês Gérard Vergnaud. Esta teoria pode ser utilizada em qualquer área das ciências. NaMatemática, ela engloba as noções de campo aditivo e multiplicativo, porém iremos nos centrar no primeiro caso.

2. OBJETIVO E PÚBLICO ALVO

Conforme mencionado anteriormente, o objetivo deste trabalho é apresentar uma das estratégias de ensinar a Adição e Subtração para crianças na faixa etária dos 7 anos.

3. DESENVOLVIMENTO

Segundo Gérard Vergnaud a construção da Teoria dosCampos Conceituais é o resultado de intensas pesquisas com estudantes e que leva a compreender como eles constroem os conhecimentos matemáticos. Segundo o psicólogo, o resultado destas pesquisas é fundamental para ensinar a disciplina, uma vez que permite prever formas mais eficientes de trabalhar os conteúdos.
Milena Sequerra – coordenadora pedagógica – afirma que dentro e fora da escola ascrianças já lidam com situações diárias que envolvem ganhar, tirar, juntar, comparar, acrescentar e que elas, quando em sala de aula, conseguem compreender mais facilmente o tema quando os problemas estão relacionados a essas noções.
Embora o ensino da Adição e Subtração, muitas vezes, é trabalhado como relações opostas e conflitantes, Vergnaud salienta que, na verdade, elas podem ser consideradas“irmãs gêmeas” já que é possível resolver o mesmo problema usando uma ou outra pois há vários caminhos que levam à resolução.
A teoria do campo aditivo estimula o aluno a pensar na complexidade da adição e da subtração e a entendê-las como operações complementares. Ao lidar com o conceito de campo aditivo, percebemos que as diferenças de abordagem em relação a maneira tradicional não serestringem ao enunciado, os caminhos que o aluno usa para resolver o desafio do enunciado são importantes e devem ser valorizados na discussão em grupo.
Ao trabalhar com conceito aditivo – Teoria Campos Conceituais – é possível perceber as diferenças de abordagem em relação ao modo tradicional. Deve-se ressaltar a importância das estratégias utilizadas pelos alunos para resolver o desafio propostono enunciado e valorizar a discussão em grupo dos caminhos escolhidos.
O quadro abaixo exemplificar mais claramente:

| |PERSPECTIVA ANTERIOR |PERSPECTIVA DO CAMPO ADITIVO |
|ENUNCIADO |A incógnita está sempre no fim do enunciado: |A incógnita pode estar em qualquer parte do enunciado (?...
tracking img