O banco

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3115 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
I-EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA BANCA NO MUNDO
Tal como a história da humanidade, a origem dos bancos está revestida de certa controvérsia e pontos de descontinuidade, até porque não tem sido consensual quanto à data de criação do primeiro banco, que se perde na infinidade do tempo, tal como certa vez caracterizou o Prof. Joaquim Teles, que foi presidente do Sindicato dos Contabilistas do Rio de Janeiroe contador-geral do Banco Carlo Pareto S.A.: “Perde-se no turbilhão de muitos séculos, consumidos no cabriolar constante da Terra em torno do Sol, a origem dos bancos”.
Até onde a descrição histórica, nos seus primeiros ensaios, nos deixa perceber, vamos encontrar muitos anos antes da era cristã, no comércio que faziam os hindus e os chineses os primeiros vestígios de operações bancárias. Oshindus estendiam então o seu comércio para a China, para a Pérsia e para o Egipto, iam a suas caravanas ao mar Cáspio, em busca da Cólchida, nas margens do Ponto Euxino, que, como relata A. Conrado, se tornou centro importante das riquezas da Índia. Seguindo ainda esse caminho, os produtos hindus vinham do importante empório da Cólchida até as cidades gregas do Mar Negro, donde se supõe que eramlevados à Europa. O extraordinário desenvolvimento do comércio Índico exigia avultados capitais, que não possuíam os caravanistas, obrigados por isso a recorrerem aos capitalistas, que lhes emprestavam a juros de 1 a 1 ¼ ao mês, sob a caução de pedras preciosas e outros valores. Como descreve Boucher, citado por A. Conrado em sua obra “O Comércio e a Navegação na História”, era usada a letra decâmbio, chamada undkgundi e por abreviatura undengui, que significa valor-papel, pequena bola, como querendo dizer papel que rola que circula.
Muitos anos depois da época a que nos reportamos, mais acentuadas se nos deparam as origens dos bancos e dos banqueiros nas operações que efectuavam os atenienses, romanos e lombardos, dos quais a notícia, zombando e resistindo à acção destruidora de muitosséculos, transmitindo-se de povo a povo, de nação a nação, conseguiu chegar até nossos dias. Os trapezistas atenienses já se notabilizavam pela lisura com que procediam, recebendo dinheiro em conta corrente, de cuja operação não lhes era exigido recibo. Os argentários romanos também faziam operações de depósito de dinheiro, pelas quais pagavam reduzida taxa de juros, coberta pela diferença de taxa quepagavam os mercadores, aos quais faziam.
II-EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA BANCA EM ANGOLA-Antes e após INDEPENDÊNCIA
Em Angola antes de descrever a evolução histórica na banca em Angola, importa fazer uma breve incursão na história deste país, que se tornou nação em 11 de Novembro de 1975. Quando o navegador português Diogo Cão atracou, em 1482, na foz do rio Zaire (ou Congo) encontrou no território quehoje faz parte da República de Angola sociedades estruturadas em reinos, com uma organização económica e social baseada na propriedade colectiva sobre os meios de produção. De relações de cordialidade e amizade estabelecidas inicialmente entre Portugal e o então Reino do Congo, entretanto, e partindo de rumores de que existia prata em Cambambe, aumentou a apetência pela posse desta parcela deterritório para o enriquecimento da monarquia portuguesa. A presença colonial se fez sentir de forma permanente a partir de 1575 quando Paulo Dias de Novais desembarcou na Ilha das Cabras (hoje Ilha de Luanda), que funcionava como Casa Forte do Reino do Congo, pois os búzios que abundavam naquele istmo desempenhavam o papel de moeda em toda a extensão do reino. Ndemufayo, Rei dos Kwanhamas, no dia 6de Fevereiro de 1917. O período colonial pode ser subdividido em 4 etapas, que, todavia, não devem ser consideradas herméticas e perfeitamente delimitadas pois subsistiram entre elas vestígios comuns:.
Comércio desigual (1482-1500) Tráfico de escravos (1500-1885) Ocupação e exploração do território (1885-1961) Guerra de libertação nacional (1961-1975) Na base dos primeiros contactos e em...
tracking img