A importancia da contabilidade para a gestao empresarial e pùblica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2202 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A IMPORTANCIA DA CONTABILIDADE PARA A GESTAO EMPRESARIAL E PÙBLICA

[pic]


SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
NOME DO CURSO

NOME DO(S) AUTOR(ES) EM ORDEM ALFABÉTICA





























Arapongas
2012













Trabalho de Ciências Contábeis apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR,como requisito parcial para a obtenção de conceito nas disciplinas Contabilidade e Orçamento Público,Contabilidade do Agronegócio, Simulação Empresarial, e Metodologia da Pesquisa Cientifica.
6º semestre

































































SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 6

2DESENVOLVIMENTO 7

3 CONCLUSÃO 15

BIBLIOGRAFIA 16






























 Introdução

Esta produção textual se fundamentou em pesquisa bibliográfica na área de Contabilidade e Orçamento Público, Contabilidade do Agronegócio, Simulação Empresarial, e Metodologia da Pesquisa Cientifica. Para tanto sabe-se que tanto as empresas privada e as deAdministração Pública requer conhecimento cientifico, pois é um processo complexo e amplo necessitando de uma estrutura de informações.
 





























1. DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS DE ÓRGÃOS PÚBLICOS

A Contabilidade do Setor Público é o ramo da ciência contábil que aplica os Princípios de Contabilidade e as normas contábeis direcionadasao controle patrimonial das entidades do setor público. E tem como objetivo fornecer aos usuários informações sobre os resultados alcançados e os aspectos de natureza orçamentária, econômica, financeira e física do patrimônio da entidade do setor público, em apoio ao processo de tomada de decisão, à adequada prestação de contas e ao necessário suporte para a instrumentalização do controle social.As demonstrações contábeis assumem papel fundamental, por representarem importantes saídas de informações geradas pela Contabilidade Aplicada ao Setor Público, promovendo transparência dos resultados orçamentário, financeiro, econômico e patrimonial do setor público.

Assim, as demonstrações contábeis das entidades definidas no campo de aplicação da Contabilidade doSetor Público, disciplinadas por esta Parte, incluindo as exigidas pela Lei nº 4.320/64, são:

a) Balanço Patrimonial (BP);

b) Balanço Orçamentário (BO);

c) Balanço Financeiro (BF);

d) Demonstração das Variações Patrimoniais (DVP);

e) Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC);

f) Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL); e

g) Demonstração do Resultado Econômico (DRE).1. 1. BALANÇO ORÇAMENTÁRIO



Esta definido pela Lei nº 4.320/1964 e demonstra as receitas e despesas previstas em confronto com as realizadas. E deve evidenciar as receitas e as despesas orçamentárias por categoria econômica, confrontar o orçamento inicial e as suas alterações com a execução, demonstrar o resultado orçamentário e discriminando: as receitas porfonte (espécie); e as despesas por grupo de natureza.

Havendo o superávit financeiro de exercícios anteriores para abertura de créditos adicionais, apurado no Balanço Patrimonial do exercício anterior ao de referência, o Balanço Orçamentário demonstrará uma situação de desequilíbrio entre a previsão atualizada da receita e a dotação atualizada. Essa situação também pode ser causadapela reabertura de créditos adicionais, especificamente os créditos especiais e extraordinários que tiveram o ato de autorização promulgado nos últimos quatro meses do ano anterior, caso em que esses créditos serão reabertos nos limites de seus saldos e incorporados ao orçamento do exercício financeiro.

Dessa forma, no momento inicial da execução orçamentária, deve-se ter o...
tracking img