O artigo "governo quer desaquecer economia para evitar inflação; entenda' a partir da teoria keynesiana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (370 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Economia Política

Exercício: Selecionar artigo de jornal ou revista ou uma reportagem que trate sobre o papel do estado na economia, preferencialmente, que expresse uma posição política à respeito– a favor ou contra.

Fazer uma análise de conteúdo, a partir da teoria Keynesiana (Princípio da Demanda Efetiva).

O artigo Governo quer desaquecer economia para evitar inflação; entendade Ligia Guimarães do G1, em São Paulo, retrata que a boa fase econômica de alta do consumo e do crédito somada a baixos níveis de desemprego gera um “efeito colateral” muito conhecido como inflação. Ainflação é a queda do poder de compra do dinheiro. Isso é equivalente ao aumento no nível geral de preços. O artigo mostra que a inflação oficial para 2010 é maior do que a meta central de 4,5%estipulada pelo governo, daí vem à preocupação de o Brasil voltar aos tempos de inflação descontrolada e remarcação diária de preços.
Para controlar a inflação, é feito um recuo nos investimentos dogoverno e a redução dos gastos deste, o que causará o acuo do crescimento da demanda e uma menor pressão inflacionária, ocasionando a elevação dos juros, pois, se estes aumentam, as pessoas gastammenos porque o custo do dinheiro fica mais alto.
É possível relacionar o artigo com o Principio da Demanda Efetiva, que diz que a oferta é incitada pela demanda onde a decisão de gastos dosagentes é que determina o nível de produção e emprego, ou seja, a produção da oferta depende do aumento da demanda.
A atividade econômica depende intimamente do nível de gastos, sendo que ocrescimento econômico é estimulado também quando o governo investe em obras, aumenta o salário dos funcionários ou isenta alguns setores de impostos. Desta forma, o governo está comprando, gerando demanda efazendo com que a indústria produza mais. Porem é importante ressaltar que com este crescimento, a indústria pode não conseguir produzir para atender tanto consumo. Este desequilíbrio de demanda...
tracking img