O antistalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (547 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O antistalinismo é talvez a principal arma teórica, ideológica e prática com que conta hoje o poder dominante capitalista no mundo. Seja no âmbito científico, acadêmico ou não, seja no âmbito donoticiário cotidiano da mídia impressa ou eletrônica, o antistalinismo passou a ser absorvido, em quase todo o mundo, como uma espécie de verdade indiscutível, do tipo de verdades absolutas ou oriundas deprodutos exclusivos da fé.

Mas esse ódio a Stalin não teve geração espontânea. Foi construído passo a passo, desde os anos 30, por uma conjunção entre a propaganda nazista e a cadeia de jornaisnorte-americanos de Hearst, de notórias simpatias pelo nazismo, que o mundo inteiro conheceu no personagem "Cidadão Kane", de Orson Welles. Depois da II Guerra Mundial, quando o anticomunismo viroupolítica de Estado na maioria dos países do Ocidente, o esforço para mostrar Stalin numa imagem de vilão retornou com toda força e tornou-se moeda corrente, quase incontestada, após a queda do comunismosoviético no final dos anos 1980.

Sem qualquer debate sério, inclusive sobre questões específicas relacionadas diretamente a Stalin ("o testamento de Lenin", as "coletivizações", os expurgos oudepurações, as diferentes formas de "burocratismo" ou "desvios do poder socialista" etc.), essa campanha do capitalismo internacional, recorrendo às armas mais simples e às mais sofisticadas da técnica depropaganda, associou-se às ações do que os comunistas chamam de "revisionismo" (coexistência pacífica de Krushev no âmbito da Guerra Fria, extinção do princípio revolucionário de "partido comunista doproletariado" e sua substituição pelo conceito de "partido de todo o povo", ou seja, inclusive da burguesia; introdução de reformas que prejudicam a idéia de planejamento econômico centralizado dopaís, princípio básico da doutrina marxista etc.). "Revisionismo" que, no interior dos partidos comunistas de todo o mundo, construiu e reconstruiu, elaborou e reelaborou o antistalinismo hoje em...
tracking img