O anarquismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (417 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Anarquismo.

O Anarquismo defende um mundo sem governo centralizado, apontado como uma ideologia negadora dos valores sociais e políticos prevalecentes no mundo moderno: o Estado laico, a lei, aordem, a religião, a propriedade privada etc.
Prega uma gestão profundamente individualista, com propostas contraditórias também aos ideais capitalistas. O modelo anarquista não deve ser confundidocom o individualismo, pois se fundamenta na cooperação por parte da comunidade. De acordo com os pensadores anarquistas, o homem é um ser por natureza e pode viver em paz com seus semelhantes.Origens do Anarquismo

O anarquismo surgiu por volta do século XIX, em um período de ascensão do movimento operário, entre as décadas de 40 e 70, quando a crise econômica afetava de forma drástica aeconomia do capitalista europeu, que teve seu inicio com a grande depressão de 1840, onde a fome e o desemprego aterrorizavam ainda mais a vida da classe trabalhadora.

O movimento começou na França,depois passou por Rússia, Itália até chegar ao Brasil já no fim do século XIX, trazido pelos espanhóis, portugueses, franceses e belgas.

Os movimentos anarquistas do século 20 promoveram a criação denúcleos comunitários denominados de "ateneus", para onde eram encaminhados os adeptos desta ideologia e que servia de aprendizagem e aperfeiçoamento intelectual.
No Brasil, a primeira experiênciadesse tipo foi a criação da Colônia Cecília, em 1890, que foi dirigida por imigrantes italianos.

Não há consenso entre os historiadores sobre as origens da ideologia anarquista. Mas é possívelafirmar que alguns pensadores e teóricos influenciaram decisivamente no conteúdo da ideologia anarquista. O anarquismo influenciou importantes movimentos sociais no transcurso do século 19 até a metade doséculo 20.
A ideologia anarquista se assemelhava à ideologia socialista - principalmente no tocante a luta de classes, a defesa das classes oprimidas, a crítica da propriedade privada, da sociedade...
tracking img