O alquimista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (506 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ficha de Leitura



I-Identificação da obra



Autor: Paulo Coelho

Título: O Alquimista

Editor: Pergaminho

Data da edição: 1999



II-Informações acerca do Autor

Paulo Coelhonasceu no Rio de Janeiro em 1947. O livro foi traduzido para mais de 56 línguas, tendo vendido mais de 65 milhões de cópias em todo mundo. Além dos recordes de vendas obtidos ao longo do globo,muitos países foram mais longe e distinguiram-no com oPrémio Do Autor Ano entre outros



III-Resumo da obra

O Alquimista narra a história de Santiago, um pastor que teve a coragem de abandonar asua terra, os seus entes queridos, a sua segurança, o seu mundo para partir em busca de um tesouro perto das pirâmides do Egipto que lhe surgiu num sonho.

Foi este curioso sonho que o levou aenvergar numa longa viagem. Foi assaltado, trabalhou numa loja de vasos de cristais, fez novos amigos, trocou as ovelhas e algum do seu dinheiro por simples indicações em direcção ao tesouro.

Mas é numoásis que se dá o auge do livro, é lá que Santiago conhece Fátima, uma mulher que não andava vestida de preto como as outras, uma mulher diferente.

É aqui que Santiago põe em causa a sua determinaçãoem relação ao facto de encontrar o tesouro. Ele pondera parar com a sua aventura por ali com medo de perder a mulher da sua vida. E é neste tempo que ele se encontra lá que antevê um ataque ao oásis,avisa os chefes e este conseguem evitar um massacre covarde. Este feio inesperado de Santiago chama a atenção de um morador do oásis o Alquimista. Que com a sua sabedoria conseguiu convence-lo a nãodesistir de encontrar o tesouro e lhe indicou o caminho. Quando chega finalmente às pirâmides é violentamente assaltado, é então que o chefe dos salteadores lhe pergunta o que faz ali. Ele conta-lhe osonho e diz que estava á procura do tesouro. O chefe dos bandidos diz-lhe que teve o mesmo sonho mas que o tesouro estava numa igreja em Espanha. Santiago olhou as pirâmides e sorriu pois tinha...
tracking img