Desv humao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (687 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Afirmava a autora que as contingências do mercado de trabalho – leia-se,a falência do modelo de profissional liberal- “estariam empurrando” o psicólogo para as classes subalternas. Afastaria opsicólogo dos segmentos do bem-estar e do setor publico. A migração do psicólogo para as classes subalternas exporia as insuficiências teóricos técnicas da psicologia ‘tradicional’.
“ Compromisso socialdo psicólogo”no plano político.visa ocupar as entidades sindicais e profissionais da categoria e, no teórico ,combate as concepções individualizantes e a-históricas na psicologia .regimeautocrático-burguês. O país contava com um sistema universitário já bem estruturado,e nesse cenário que a profissão é regulamentada, pela lei federal n° 4.119/62,debate mais intenso sobre as características e osrumos da profissão estava ausente da academia.
A expansão do ensino superior, psicologia ,e da em meio á “institucionalização de ideologia da segurança nacional”, mudanças na conjuntura político–econômica internacional e conseqüente colapso do milagre brasileiro,a autocracia burguesa busca uma recomposição das bases políticas de apoio.
Envolvimento dos psicológicos na década de oitenta nomovimento da saúde, com participação ativa na luta anti manicomial, nas conferências nacionais de saúde , que acabam definido algumas das condições para a inserção da categoria , no campo publico do bemestar social.
A presença dos psicólogos no setor publico ganha expressão a partir desse período .

As políticas sócias (públicas)
As estratégias do estado para a resolução deproblemas sociais particularizados,que social significa o conjunto de problemas políticos ,sociais e econômicos postos pela emergência da classe operaria no processo de constituição da sociedadecapitalista. Questão social pode,pois, ser traduzida como a manifestação no cotidiano da vida social da contradição capital-trabalho”. As expressões da questão social são tratadas de forma particular...
tracking img