Pib 2011

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2706 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
ICEG – Instituto de Ciências Econômicas e Gerenciais
Contabilidade Social - Noite
Juan Augusto Thales Pereira
Weslei Nunes
Weslley Cristiano
CONTAS NACIONAIS 2011
Belo Horizonte
2012
Juan Augusto Thales Pereira
Weslei Nunes
Weslley Cristiano
CONTAS NACIONAIS 2011
Análise das Contas Nacionais brasileiras divulgadas pelo IBGE referenteaos ao ano de 2011, apresentado a disciplina de Contabilidade Social do Curso de Ciências Econômicas do ICEG - Instituto de Ciências Econômicas e Gerenciais da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
Professor: Daniel Furletti
Belo Horizonte
2012
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO ..................................................................................... 3
2TERMINOLOGIAS................................................................................ 4
3 PIB PELA ÓTICA DA PRODUÇÃO x ÓTICA DA DEMANDA ............. 8
4 CONCLUSÃO ..................................................................................... 11
REFERÊNCIAS ..................................................................................... 12
3
1 INTRODUÇÃO
A proposta desse trabalho é expor os dadosdas contas nacionais do ano de 2011, divulgadas pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia Estatística) no mês de março de 2012 e apresentar os fatores que proporcionaram as grandezas registradas nessas demonstrações. Além dessa análise, vamos citar e esclarecer alguns termos que serão utilizados no desenvolver da análise.
Será feita uma análise do PIB a preços de mercado pela ótica da Produçãoe da Demanda, além de um apanhado sobre os dados de alguns setores nacionais como o da indústria de transformação e construção civil. Será observado e comentado a taxa de crescimento do PIB, do PIB per capto, participação dos agentes econômicos na formulação do PIB.
4
2 TERMINOLOGIAS
Antes realizar a análise das Contas divulgadas pelo IBGE, é necessário definir alguns conceitos e terminologias.CONTAS NACIONAIS. Sistema de agregados estatísticos correlatos que registra a atividade econômica global de um país num período determinado, geralmente um ano. O registro contábil é feito pelo método das partidas dobradas, de tal maneira que os agregados são apresentados duas vezes: a débito de uma conta e a crédito de outra. Ao débito corresponde uma despesa ou um pagamento; ao crédito, umfundo originário da produção interna do país ou procedente do estrangeiro. Os sistemas de contas nacionais constituem indispensável instrumento de análise para a macroeconomia. Obedecem a uma padronização internacional estabelecida pela ONU e incluem os seguintes itens gerais: conta do produto interno, conta da renda nacional, conta dos consumidores, conta do governo, conta das transações com oexterior e conta consolidada de capital. Cada conta se compõe de agregados e subagregados, apresentados a preços correntes e em termos reais, isto é, a preços deflacionados (corrigidos do efeito inflacionário). Somente com os agregados em termos reais é possível estabelecer tendências do desenvolvimento macroeconômico e comparar os resultados de anos diferentes.
IBGE — Instituto Brasileiro de Geografiae Estatística. Órgão vinculado à Secretaria de Planejamento da Presidência da República. Sua atribuição básica consiste em fornecer informações e estudos de natureza estatística, geográfica, cartográfica, demográfica, de recursos naturais, meio ambiente e poluição necessários ao conhecimento da realidade física, econômica e social do país, para fins de planejamento econômico e social e segurançanacional. Entre os trabalhos de informação levados a efeito pelo IBGE destacam- se o processamento dos dados das estatísticas a cargo da instituição; o desenvolvimento de sistemas de obtenção de informações de características geográficas, de questões geodésicas, cartográficas e de recursos naturais; e a coordenação do Sistema Estatístico Nacional. O IBGE publica mensalmente a Revista Brasileira...
tracking img