O advogado no contexto interpessoal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1122 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ
ESCOLA DE DIREITO
CURSO DE DIREITO

DANIELE POLATI FARINHAS

RESUMO DO TEXTO: “O ADVOGADO NO CONTEXTO INTERPESSOAL”

CURITIBA
2013
- HABILIDADES QUE UM PROFISSIONAL DO DIREITO DEVE TER:
1) AUTOCONHECIMENTO: É uma habilidade que ajuda a desenvolver a percepção do outro. Pessoas que se conhecem não se sentem impedidas por mecanismos de defesa,preconceitos e crenças. O autoconhecimento permite melhores maneiras de solucionar conflitos, trazendo assim, sucesso profissional.
- HABILIDADES QUE SURGEM A PARTIR DO AUTOCONHECIMENTO:
a) Habilidade de observar: O profissional do direito deve observar gestos, aparências, comportamentos e “manias”. Deve ser paciente, neutro e usar detalhes e discrições respeitando a privacidade do cliente.
b)Habilidade de ouvir: Permitir e estimular a fala é gratificante para o cliente, pois a fala tem efeito terapêutico. Ao falar, a pessoa pensa melhor, ordena suas ideias, e pode manifestar conteúdos ocultos inconscientes.
c) Habilidade de falar: A fala do profissional deve ser precisa, clara, objetiva e correta. O autoconhecimento ajuda o profissional a não cometer erros ao falar como distrações,deslocamento para outros assuntos, identificar-se com o cliente fala, negação da realidade, racionalização e fantasias. Esses erros, na verdade, são mecanismos de defesa inconscientes, mas se ocorrerem frequentemente podem se tornar comportamentos condicionados e transparecerem para os interlocutores.
d) Envolvimento: O advogado deve demonstrar compreensão e segurança para o cliente. Compreendernão significa "concordar com", mas é confortador colocar-se na situação dele. Envolver-se não significa criar intimidade, pois isso seria prejudicial a ambos, o advogado deve apenas mostrar que tem interesse pelo caso e ser compreensivo, sem criar preconceitos ou juízos de valor. Uma boa técnica de compreensão é resumir as palavras do interlocutor, assim o advogado aumenta sua própria certeza de quecompreendeu, assegura à outra pessoa que prestou atenção e entendeu, abre espaço para complementações e correções e demonstra envolvimento.

e) Congruência: O advogado deve tomar cuidado com maus comportamentos que podem destruir sua imagem com o cliente e ser congruente, pois querendo ou não, realiza um papel de modelo para ele. Para desenvolver a congruência, o advogado deve dar e receberfeedback. O feedback também vem pela observação dos resultados das ações, observar, ouvir e analisar o que as outras pessoas fazem é um bom jeito de aprender.
Orientação: O advogado deve possuir habilidade de orientar seu cliente, estabelecendo um foco do que deve ser comunicado (sem informações excessivas), utilizando formas adequadas de comunicar-se de acordo com o cliente. É importante falar navelocidade adequada de compreensão do cliente, utilizar uma linguagem ajustada ao tipo de raciocínio da pessoa, saber o momento certo de comunicar alguns fatos, diagnosticar o motivo para que a orientação possa e deva ser feita e escolher um bom local.
- ERROS COMPORTAMENTAIS: Realizar atividades paralelas enquanto atende o cliente, permitir interrupções de outras pessoas e interromper o clienteem momentos inadequados são erros graves que revelam má educação, atrapalham a linha de raciocínio do cliente, criam bloqueios emocionais e permitem que mecanismos de defesa poderosos aflorem. Atender em momento ou situação inadequada para quem escuta, preocupar-se mais em julgar do que em escutar e transferir o atendimento para outra pessoa também são erros fatais.
2) LIDERANÇA: É uma relaçãode poder, onde somente aquele que aprendeu a ser um bom liderado será um bom líder. Liderança é capacidade de exercer influência sobre pessoas. Um líder pode ser eleito por riqueza, tipo físico, inteligência e conhecimentos, e os liderados podem obedecê-lo por vários motivos (medo, relações financeiras ou simplesmente por hierarquias).
- HABILIDADES QUE UM LÍDER DEVE TER:
a) Visão: Construir...
tracking img