O aconselhamento linguageiro

2153 palavras 9 páginas
LUIZA ADRIANE SOARES CORDEIRO

TÍTULO

Área de Concentração: Estudos Linguísticos
Linha de Pesquisa: Ensino/Aprendizagem de Línguas

Orientadora sugerida:
Dra. Walkyria Magno e Silva

BELÉM
2014

1. INTRODUÇÃO

O ensino de língua inglesa na rede pública, por vezes, é entendida pelos alunos como componente curricular inatingível na aprendizagem, parte deles não consegue alcançar esse aprendizado por não se permitirem compreender os aspectos linguísticos da língua. Consequentemente, por não se sentirem capazes de aprender uma língua estrangeira e por não existir esforço ou motivação, desprezam a importância da língua inglesa para suas vidas no âmbito pessoal e profissional.
Essa concepção sobre língua inglesa pode ser transformada a partir da implementação do aconselhamento linguageiro (AL), que entra em cena como um apoio ao aluno com dificuldade e ao professor, que precisa suprir as necessidades de 40 a 45 alunos ao mesmo tempo. Com isso, com o intuito de beneficiar a rede pública de ensino e, até mesmo outras escolas do ensino básico, faz-se necessário investigar quais as implicações o AL pode trazer para o ensino de língua inglesa. O AL é atualmente aplicado no ensino superior, pois de acordo com autores que estudam o tema, os conselheiros precisam ter um nível bom de conhecimento da língua e, também, ter definições claras sobre autonomia e motivação. Então, corre-se o risco de não serem encontrados, no ensino médio, alunos que assumam essa responsabilidade, visto que é necessário um certo grau de maturidade, no entanto, as relações entre adolescentes, mesmo com pouco conhecimento sobre autonomia e motivação, podem ser favoráveis ao processo de ensino e aprendizagem, já que pertencem ao mesmo meio social.
Para Mozzon (2008-SITE llas) o principal objetivo do AL é dar suporte aos alunos no aprendizado de uma língua e ajudá-los a encontrarem a forma mais eficiente e eficaz para alcançar esse

Relacionados

  • resenha
    178413 palavras | 714 páginas