M SICA TIA NAYARA

1173 palavras 5 páginas
MÚSICA
E
MOVIMENTO

Projeto Música e Movimento na Educação Infantil

Silêncio é um recipiente dentro do qual é colocado um evento musical. Por este motivo há a necessidade de preparar um ambiente adequado para as crianças vivenciarem todos os parâmetros da música. É a partir do silêncio tanto externo quanto interno que a música e toda a sua gama de intensidade é apreciada e produzida.
Murray Schafer (1991)

Tema: Descobrindo os sons e movimentos do mundo.
Eixos trabalhados: música e movimento
Infantil- II
Duração: Primeiro semestre

JUSTIFICATIVA

Este projeto tem como finalidade trabalhar a Música e o Movimento na Educação Infantil. A ideia do tema em destaque, surgiu devido a rotina de que as crianças ouvem as músicas e não realizam nenhum tipo de atividade diferenciada para o seu desenvolvimento. Segundo os PCNs, 1997, p. 75:
A proposta de ensino que considere esta diversidade precisa abrir espaço para o aluno trazer música para sala de aula, acolhendo-a, contextualizando e oferecendo acesso a obras que possam ser significativas para seu desenvolvimento pessoal em atividades de apreciação e produção. Para Brescia (2003) a musicalização é um processo de construção do conhecimento, que tem como objetivo despertar e desenvolver o gosto musical, favorecendo o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, senso rítmico, do prazer de ouvir música, da imaginação, memória, concentração, atenção, autodisciplina, do respeito ao próximo, da socialização e afetividade, também contribuindo para uma efetiva consciência corporal e de movimentação. As atividades de musicalização permitem que a criança conheça melhor a si mesmas, desenvolvendo sua noção de esquema corporal, e também permitem a comunicação com o outro. Weigel (1988) e Barreto (2000) afirmam que atividades podem contribuir de maneira indelével como reforço no desenvolvimento cognitivo/ linguístico, psicomotor e sócio afetivo da criança, da seguinte forma: Desenvolvimento cognitivo/

Relacionados

  • ESTUDO DE CASOS NA PEDAGOGIA
    79978 palavras | 320 páginas
  • macacada
    161452 palavras | 646 páginas
  • resenha
    178413 palavras | 714 páginas