LÍDERES PREPARADOS, COLABORADORES MOTIVADOS

695 palavras 3 páginas
LÍDERES PREPARADOS, COLABORADORES MOTIVADOS

Vivemos em uma sociedade, onde as organizações estão passando por grandes transformações. Os líderes hoje tem um papel importante nos resultados das empresas e para obter esse resultado ele tem que manter a sua equipe motivada. Motivar é ter motivos. Motivos para trabalhar, para se dedicar e fazer bem feito aquilo que lhe é confiado, em busca de resultados que beneficie um núcleo comum. Ninguém pode sentir-se motivado se não acreditar na utilidade do seu trabalho.

Durante muitos anos, a liderança foi estudada e entendida como um traço de personalidade, dependendo exclusivamente de características pessoais e inatas do sujeito. Hoje, percebemos que uma atitude de liderança depende da aprendizagem social do indivíduo e, por isso mesmo, pode ser treinada e aperfeiçoada.
Com a chegada do novo milênio, deparamos com grandes transformações, oportunidades e desafios no mundo dos negócios, e os líderes devem estar preparados para assumir um papel diferenciado dentro do ambiente no qual está inserido, pois ser líder é diferente de ser gerente, e diferente de ser chefe.
Percebemos a diferença básica entre gerenciamento e liderança, quando observamos e entendemos o significado existente entre “manipular pessoas” e “ir a lugares”. O que difere o líder dos demais é que ele irá conduzir as pessoas a lugares onde nunca estiveram antes.
Se um departamento não for bem gerenciado, não há liderança que pode impedir o caos, com todos os problemas inerentes a má gerência. Quando o gerente não consegue motivar seus subordinados, ele será considerado apenas um gerente que está fazendo o seu trabalho razoável, mas nunca um líder.
Entretanto, não se deve confundir liderança com direção nem com gerência. O foco de atenção do gerente está voltado, unicamente, para dentro da empresa; o do líder está, pelo contrário, voltado para fora, pois é de lá que ele tira lições e possibilidades novas. Um bom administrador deve ser necessariamente um

Relacionados

  • Maximiano Antonio Cesar Amaru
    185421 palavras | 742 páginas