K

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2173 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
Língua, fala e linguagem

Língua: Código linguístico usado por uma sociedade. É um instrumento de comunicação, sendo composta por regras gramaticais as quais possibilitam que determinado grupo de falantes consiga produzir enunciados que lhes permitam se comunicar e compreender-se. Por exemplo: língua portuguesa, língua inglesa.
Não é possível criar uma língua particular e exigir que outrosfalantes a compreendam. Dessa forma, cada indivíduo pode usar de maneira particular a língua comunitária, originando a fala. A fala está sempre condicionada pelas regras socialmente estabelecidas da língua.

Fala: é o modo de realização da língua. A fala é algo estritamente individual, pois cada pessoa tem seu jeito próprio de se manifestar em meio a um grupo social. Usufruindo-se de seusconhecimentos linguísticos, a mesma torna-se apta a expressar seu pensamento de acordo com sua visão de mundo adquirida ao longo de sua experiência.
Uma pessoa para ser compreendida não precisa falar ou escrever igual a outra, daí o caráter estritamente pessoal.

Linguagem: A linguagem pode ser considerada como a capacidade estritamente humana capaz de manifestar algo, visando à expressão de sentimentos eideias, à manifestação de desejos e opiniões, à troca de informações.
A Linguagem está relacionada a fenômenos comunicativos; onde há comunicação, há linguagem.
Pode ser classificada como qualquer sistema de sinais que se valem os indivíduos para realizar a comunicação: sinais, símbolos, sons, gestos e regras com sinais convencionais, linguagem escrita, mímica.

Linguagem oral e linguagem escrita"Português é fácil de aprender porque é uma língua que se escreve exatamente como se fala."

Pois é. U purtuguêis é muinto fáciu di aprender, purqui é uma língua qui a genti iscrevi ixatamenti cumu si fala. Num é cumu inglêis qui dá até vontadi di ri quandu a genti discobri cumu é qui si iscrevi algumas palavras. Im purtuguêis não. É só prestátenção. U alemão pur exemplu. Qué coisa mais doida?Num bate nada cum nada. Até nu espanhol qui é parecidu, si iscrevi muinto diferenti. Qui bom qui a minha língua é u purtuguêis. Quem soubé falá sabi iscrevê.1
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
A comunicação se efetua por meio tanto da linguagem oral como da escrita. Embora a língua seja a mesma, aexpressão escrita difere da oral; ninguém fala do jeito que escreve.
Na linguagem oral há a tendência da informalidade do discurso, ela é mais espontânea, menos preocupada com a gramática, pois ela está provida de vários recursos extralinguísticos, como: gestos, postura, expressões faciais, que esclarecem ou complementam a comunicação. O pensamento deve ser rápido, para elaborar a fala e realizá-la emum curto período de tempo.
Exemplo:
A vaguidão específica
Millôr Fernandes

- Maria, ponha isso lá fora em qualquer parte.
- Junto com as outras?
- Não ponha junto com as outras, não. Senão pode vir alguém e querer fazer coisa com elas. Ponha no lugar do outro dia.
- Sim senhora. Olha, o homem está aí.
- Aquele de quando choveu?
- Não, o que a senhora foi lá e falou com ele no domingo.
- Que é quevocê disse a ele?
- Eu disse pra ele continuar.
- Ele já começou?
- Acho que já. Eu disse que podia principiar por onde quisesse.
- É bom?
- Mais ou menos. O outro parece mais capaz. 
- Você trouxe tudo pra cima?
- Não senhora, só trouxe as coisas. O resto não trouxe porque a senhora recomendou para deixar até a véspera.
- Mas traga, traga. Na ocasião nós descemos tudo de novo. É melhor, senãoatravanca a entrada e ele reclama como na outra noite.
- Está bem, vou ver como.
Na linguagem escrita o contato do emissor com o leitor se dá de forma indireta, por isso, exige uma maior elaboração e cuidados gramaticais. Há também um tempo maior para que o texto seja elaborado, podendo ser revisto e corrigido, uma vez que o emissor deve levar ao receptor uma sequência de raciocínio, de fatos, que...
tracking img