k,gfffffç

690 palavras 3 páginas
Desenvolvimento HIV
O vírus HIV (em inglês, Human ImmunoDefi ciency Virus, que signifi ca Vírus da ImunoDefi ciência Humana) é um micróbio que só se consegue ver com um microscópio especial.
O HIV ataca as células do sistema imunitário (o sistema de defesa do organismo humano). Pouco a pouco, essas células tornam-se incapazes de proteger o organismo humano contra infecções e tumores. Por isso, as pessoas que têm SIDA apanham doenças que o seu organismo não consegue combater.

SIDA

(Síndroma de ImunoDefi ciência Adquirida)
SIDA significa:
SÍNDROMA: conjunto de sinais e sintomas;
IMUNO: sistema imunitário, o sistema de defesa do organismo humano;
DEFICIÊNCIA: não funciona bem;
ADQUIRIDA: foi contraída e não é hereditária.
O SIDA é uma doença causada por um vírus chamado HIV. Nos doentes com
SIDA, o sistema imunitário não funciona bem. O sistema imunitário é o conjunto das defesas naturais do organismo contra as doenças.

TRANSMISSÃO

Como se transmite o HIV:

As secreções da vagina,o sémen (esperma) e o sangue das pessoas infectadas contêm o vírus HIV. O vírus transmite-se quando estes líquidos passam de pessoa para pessoa.
Significa que o HIV pode transmitir-se através de:
Relações sexuais sem protecção com uma pessoa que tem o vírus.Agulhas, seringas e alquer instrumentos que corta ou perfura a pele (lâmina,bisturi, etc.), e que não foi esterilizado.

A principal forma de transmissão é através da relação sexual sem protecção. Durante as relações sexuais sem protecção, o HIV contido no sémen (esperma),secreções vaginais ou sangue duma pessoa infectada, pode passar directamente para outra pessoa.
Qualquer lesão ou ferida aumenta o risco de transmissão, porque facilita a entrada do HIV. É pior se as lesões resultam duma violação, sexo forçado ou

Relacionados