I JORNADA DE DIDÁTICA - O ENSINO COMO FOCO

6176 palavras 25 páginas
I JORNADA DE DIDÁTICA - O ENSINO COMO FOCO
I FÓRUM DE PROFESSORES DE DIDÁTICA DO ESTADO DO PARANÁ
ISBN 978-85-7846-145-4

O TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA
ANÁLISE DA ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO
Wanderléia Riguetti de Freitas
Universidade Estadual de Londrina – UEL
Leia_riguetti@hotmail.com
Didática e Práticas de Ensino na Educação Básica

RESUMO: Este artigo apresenta uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa que teve como objetivo analisar a importância de um espaço bem organizado e apropriado para o atendimento de crianças de 0 a 5 anos de idade. O espaço onde se dá a ação educativa é de fundamental importância, pois pode se caracterizar como fator facilitador ou limitador da mesma. Um espaço funcional confortável, limpo, claro, bem conservado e adequado à faixa etária atendida propicia o desenvolvimento de ações mais efetivas e eficazes.
Para discutir este tema, foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica sobre a organização do espaço na educação infantil. Os dados primários foram coletados no Centro de Educação Infantil do campus da Universidade Estadual de Londrina (UEL), por meio de uma observação das instalações deste estabelecimento e de registros fotográficos. A análise dos dados se deu pela confrontação com o que estabelecem os Parâmetros Básicos de Infraestrutura para Instituições de Educação Infantil (BRASIL, 2006). O estudo concluiu que a instituição analisada encontra-se, em quase todos os quesitos, conforme o estabelecido pelo documento e que a infraestrutura funciona como fator propiciador de um atendimento com qualidade e eficiência.
Palavras-chave: Educação Infantil; Espaço Físico; Cuidado; Qualidade.

INTRODUÇÃO

A educação infantil como política pública, no Brasil, é bastante recente, pois foi somente a partir da promulgação na Constituição Federal de
1988 que a educação da criança de 0 a 5 anos de idade passou a ser considerada como um direito não só da criança, mas também de sua família.

Relacionados

  • GRECO Rog rio Curso de direito penal vol 1 1
    470367 palavras | 1882 páginas