H.C.A.I.B.

2354 palavras 10 páginas
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO – CAMPUS X
PLATAFORMA PAULO FREIRE: PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA – PARFOR/ CURSO DE HISTÓRIA

PROJETO MONOGRÁFICO:

Diversidade étnico-racial: Discussões sobre o ensino e aprendizagem dos conteúdos curriculares de História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena.s.

TEIXEIRA DE FREITAS
2014

PROJETO MONOGRÁFICO:

Diversidade étnico-racial: Discussões sobre o ensino e aprendizagem dos conteúdos curriculares de História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena.

Trabalho apresentado à Universidade do Estado da Bahia, UNEB – Campus X. Curso de História Geral / PARFOR, da disciplina de Metodologia.

TEIXEIRA DE FREITAS
2014

PROJETO MONOGRÁFICO

APRESENTAÇÃO
O modelo da educação no Brasil na conjuntura atual, fortalecido a partir da promulgação das leis 10.639/03 e 11.645/08 que formaliza e estimula a ministração das questões étnico-raciais, implementa um novo marco na história educacional do país, promovendo reflexões sobre o currículo como instrumento de formação de ideologias e valores, sendo dessa forma, estimulando construções e desconstruções dos conteúdos tradicionais, o que certamente comunga com a necessidade de compreender , respeitar e debater sobre as diversidades existente no Brasil, tendo a escola como um palco central para tais ações.
Os desafios dos professores, através das aulas de história, sobre o ensino e aprendizagem dos conteúdos curriculares de História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena, nas turmas do 6º ao 9º ano do curso fundamental II, na Escola Municipal Francisco Henrique dos Santos, na Comunidade de Rancho Alegre-Caravelas-Ba, bem como sua importância. Observando as deficiências, novidades e permanências do ponto de vista social e pedagógico, a partir do surgimento e implantação das leis que trata das temáticas das culturas indígenas e africanas.
As instituições de

Relacionados