G-8 fudamentos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (922 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Etapa 4
No último ano, com a crise econômica mundial que vem afetando de maneira mais intensa os países desenvolvidos, o G8 (que reúne Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Grã-Bretanha,Itália, Japão e Rússia) perdeu espaço para o G20, grupo que tem a participação das 20 maiores economias e inclui diversos países em desenvolvimento.
A crise no mercado hipotecário dos EUA é umadecorrência da crise imobiliária pela qual passa o país, e deu origem, por sua vez, a uma crise mais ampla, no mercado de crédito de modo geral. O principal segmento afetado, que deu origem ao atualestado de coisas, foi o de hipotecas chamadas de "subprime", que embutem um risco maior de inadimplência. O que levou um efeito cascata que atingiu o mercado financeiro e todo o planeta.
Segundo arevista veja: Alemanha em 2011/ 2012 é o país atual que ganhou papel importante na política global, o único do bloco europeu e do G-8 que a economia foi pouca afetada, em relação a seus vizinhos quea recessão e catastrófica. Em 2011 cresceu 3% abaixo das metas, mas mostrou-se ainda forte no bloco Europeu.
A BBC Brasil, “ Italia em crise tem divida publica mais barata que do Brasil” mesmoassim o país mergulhou em dividas, a crise já afetou ate o ministro Silvio Berlusconi que pediu sua saída do governo Italiano, outro fator foi o desemprego que em 2011 chegou a marca de 9,7% dapopulação segundo o site UOL.economia.
Para muitos, o G8 vem perdendo relevância porque, hoje, não seria mais possível discutir grandes temas como a economia mundial, a questão do aquecimento global, ocombate à pobreza ou o comércio internacional, sem a participação dos grandes países em desenvolvimento, como Brasil, China, Índia, México e África do Sul.
Esse grupo de cinco países emergentes,conhecido como G5, já vem participando como convidado das reuniões de cúpula anuais do G8 desde 2005, mas fica à parte da maior parte das discussões. A cada ano, aumenta a pressão para que eles...
tracking img