Foucault‏

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (751 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Tema central
Verdade e poder, para Foucault, toda verdade é sem dúvida produzida, quando entendemos que a verdade pura não existe e sim inúmeras produções de significados, relacionados entre osdiferentes saberes.
O poder está localizado e naturalizado na superestrutura pensada por Marx, uma formação discursiva, se coloca para os demais o que é naturalizado verdade, uma eficienteforma de controle.
A superestrutura forma-se e ganha espaço, graças à predominância do capital, fortalecendo-se e amortecendo a colisão das classes, pela sua formação composta pelos camposjurídicos, políticos, e ideológicos, (moral, idéias, família, religião).
Para Marx e Engels, a redefinição de estado volta-se ao antagonismo inconciliável entre as classes dialéticas, correspondem aoestado burguês, instituições de opressão, como: escola de exercito, prisões, igrejas, lares oprimidos pelos pequenos poderes.
O estado oprime, porque há quem reprimir. Luin usou a teoria marxista aotentar entender, o que seria estado na Rússia, mas sua conjuntura não permitiu que o proletariado viesse a abolir esse estado, ocupá-lo, transformá-lo romper de acordo com suas necessidades, aboliresse estado como estado e ter posse dos meios de produção, em nome da sociedade comum.
O estado na sociedade capitalista é o economicamente dominante, é a melhor forma de organização e controlepara o homem que tem sua natureza bélica. No momento que se detém o saber, esse saber pode transformar-se em poder, um poder estabelecido dentro do estado.
Onde está localizado o poder
Podemoslocalizar o poder na visão de Michel Foucault, atravessada nas múltiplas relações de poderes, que não se situa apenas em um local específico, como no aparelho de Estado, mas que são imanentes do corposocial.
As relações de poderes que atingem a realidade mais concreta dos indivíduos e que estão ao nível do próprio corpo social, penetrando em nossas práticas cotidianas.
É um poder...
tracking img