Periferico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 37 (9081 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Rede Cabeada

Em matéria de cabos, os mais utilizados são os cabos de par trançado, os cabos coaxiais e cabos de fibra óptica. Cada categoria tem suas próprias vantagens e limitações, sendo mais adequado para um tipo específico de rede.

 Os cabos de par trançado são os mais usados, pois tem um melhor custo beneficio, ele pode ser comprado pronto em lojas de informática, ou feito sob medida,ou ainda produzido pelo próprio usuário, e ainda são 10 vezes mais rápidos que os cabos coaxiais.

 Os cabos coaxiais permitem que os dados sejam transmitidos através de uma distância maior que a permitida pelos cabos de par trançado sem blindagem (UTP), mas por outro, lado não são tão flexíveis e são mais caros que eles. Outra desvantagem é que a maioria delas requerem o barramento ISA, nãoencontradas nas Placas mães novas.

 Os cabos de fibra óptica permitem transmissões de dados a velocidades muito maiores e são completamente imunes a qualquer tipo de interferência eletromagnética, porém, são muito mais caros e difíceis de instalar, demandando equipamentos mais caros e mão de obra mais especializada. Apesar da alta velocidade de transferência, as fibras ainda não são uma boaopção para pequenas redes devido ao custo.



Cabo Coaxial

O cabo coaxial foi o primeiro cabo disponível no mercado, e era até a alguns anos atrás o meio de transmissão mais moderno que existia em termos de transporte de dados, existem 4 tipos diferentes de cabos coaxiais, chamados de 10base5, 10base2, RG-59/U e RG-62/U, mas aqui falaremos somente dos dois principais que seria o 10base5, 10base2que foram os mais utilizados.
O cabo 10base5 é o mais antigo, usado geralmente em redes baseadas em mainframes. Ele consiste de um fio de cobre, que forma o núcleo, envolto por um material isolante, que por sua vez é envolto por um condutor cilíndrico de alumínio rígido, tudo coberto por uma capa plástica protetora.
O cabo coaxial grosso, também conhecido como cabo coaxial de banda larga ou10base5, é utilizado para transmissão analógica, principalmente em redes de longa distância, como a utilizada pela TV a cabo. O cabo coaxial grosso possui uma blindagem geralmente de cor amarela. Seu diâmetro externo é de aproximadamente 0,4 polegadas ou 9,8 mm, o tamanho máximo do cabo é de 500 metros, 100 transceptores, com segmentos de 23.4 a 70.2 ou 117 metros, tendo no máximo 5 segmentos. Émuito utilizado na transmissão de imagens e voz, através da transmissão analógica. Transmite de 100 a 150 Mbps. Suporta uma banda passante de até 400 MHz. Sua transmissão fornece imunidade ao ruído melhor que da banda básica. Em redes locais, a banda é dividida em dois canais, denomina dos caminhos de transmissão e caminhos de recepção. Uma diferença fundamental entre os cabos coaxiais de banda base ebanda larga é que sistemas em banda larga necessitam de amplificadores analógicos para amplificar periodicamente o sinal. Esses amplificadores só transmitem o sinal em um sentido. Para contornar este problema, foram desenvolvidos dois tipos de sistemas em banda larga: com cabo duplo e com cabo único.
Os sistemas de cabo duplo têm dois cabos idênticos paralelos. Para transmitir dados, umcomputador emite os dados pelo cabo 1, que está conectado a um dispositivo chamado head-end na raiz da árvore de dados. Em seguida, esse head-end transfere o sinal para o cabo 2, que refaz o caminho da árvore a fim de realizar a transmissão. Todos os computadores transmitem no cabo 1 e recebem no cabo 2. Sistemas com cabo único é alocado bandas diferentes de frequência para comunicação, entrando e saindopor um único cabo. A banda do cabo é dividida em dois canais ou caminhos, denominados: o primeiro caminho de transmissão (Inbound): caminho de entrada dos dados no canal e o segundo caminho de recepção (Outbound): caminho de saída dos dados do canal. As dificuldades de conexão com cabos coaxiais são um pouco maiores do que se fosse utilizado o par trançado. A conexão dos cabos é feita através...
tracking img