E. E. EVANS-PRITCHARD - Witchcraft, Oracles, and magic aong the Azande -

1240 palavras 5 páginas
Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra
Antropologia
Introdução à Antropologia Social
2013/2014

Resumo
Autor: E. E. EVANS-PRITCHARD
Título: Witchcraft, Oracles, and magic aong the Azande
Ano: 1937

Edward Evan Evans-Pritchard
Edward Evan Evans-Pritchard foi um antropólogo inglês que tem uma participação fundamental no desenvolvimento da Antropologia Social sendo professor de Antropologia Social na Universidade de Oxford entre 1946 e 1970. Nasceu a 21 de setembro de 1902 no Reino Unido, e morre a 11 de setembro de 1973. Foi educado no Winchester College e estudou história no Exeter College em Oxford onde foi influenciado por Marett. Seguiu os estudos com uma pós-graduação na London School of Economics (LSE) e começou a ser influenciado por Malinowski e especialmente Charles Gabriel Seligman, fundador da etnografiado Sudão. O seu primeiro trabalho de campo resulta de uma pesquisa realizada no Sudão em 1926 com os Azande, povo da região do alto Rio Nilo, desenvolvendo uma reflexão num livro a respeito das práticas de bruxaria e a relação da sociedade com as suas crenças,os seus rituais e as formas principais que estes adotam, Bruxaria, oráculos e magia entre os Azande (1937). Evans-Pritchard continuou palestrando na LSE e conduziu pesquisas sobre os Azande e as terras do Bongo Country até 1930, quando começou um novo projeto de pesquisa entre as tribos Nuers.

Bruxaria, Oráculos e magia entre os Azande
Na introdução do seu livro, Evans-Pritchard declara:
“ O meu objetivo [...] não é descrever exaustivamente todas as situações sociais nas quais a magia, os oráculos e bruxaria se apresentam, mas estudar as relações entre essas práticas e crenças entre si, mostrar como formam um sistema racional e investigar como este sistema racional se manifesta no comportamento social.”
Ainda que Evans-Pritchard reconheça a conexão entre esse "sistema" e uma série de atividades sociais, concebe a análise sobre a

Relacionados