E erotismo e a tragédia em Engraçadinha e Presença de Anita

2290 palavras 10 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
INSTITUTO DE CULTURA E ARTE (ICA)
CURSO DE CINEMA E AUDIOVISUAL – BACHARELADO
PROJETO: O EROTISMO E A TRAGÉDIA EM ENGRAÇADINHA E PRESENÇA DE ANITA

Introdução
O circuito audiovisual tem uma grande abrangência por ser um porta-voz de formador de ideias, de ser um espaço com variedade de atividades culturais, artísticos bastante efetivo para estudantes-pesquisadores que almejam expressar suas questões.
Este projeto é feito por um estudante de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Ceará. A pesquisa monográfica partirá das seguintes obras: Asfalto selvagem (Nelson Rodrigues, 1959) e Presença de Anita (Mario Donato, 1948), adaptadas em formato de minissérie em 1995 e 2001, respectivamente, pela Rede Globo. Visto isso, o tema da pesquisa será O erotismo e a tragédia em Engraçadinha e Presença de Anita. Observa-se que a pesquisa faz interface com o campo da literatura, pois analisará os aspectos dramatúrgicos das obras e todo o seu contexto literário.
Em seu livro “Como fazer uma tese”, o autor Humberto Eco (1983), diz a importância do estudante na escolha do tema, pois este, não deve ser imposto pelo seu professor orientador, visto que será um árduo trabalho, durante bastante tempo. Ou seja, é importante que o pesquisador tenha um forte envolvimento com o objeto de pesquisa, para que não sofra desinteresse no processo. Então, resolvi trabalhar com interesses que sempre foram contínuos na minha vida.
Desde criança, tinha como costume natural assistir a programação da TV: programas infantis e policiais, filmes e novelas. Logo, surgiu o interesse em tramas com forte apelo dramático em geral. Em agosto de 2001, as chamadas da minissérie Presença de Anita, direção de Ricardo Waddington, me chamou a atenção:

Sedução, traição, desespero e tragédia... uma jovem doce e inofensiva. É assim que Lúcia vê a misteriosa Anita. Mas o que ela não sabe é que a doce menina é também uma ardente mulher, capaz de seduzir seu marido e abalar

Relacionados

  • professor
    88373 palavras | 354 páginas
  • A grande heresia
    162270 palavras | 650 páginas