E-commerce e marketing de relacionamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6556 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 RESUMO ESTENDIDO

A internet tornou-se uma ferramenta indispensável no mundo dos negócios. Inicialmente era centrada em dois aspectos básicos: o correio eletrônico e as consultas. Hoje abrange um terceiro setor de forma amplamente significativa: o comércio eletrônico. O e-commerce, denominação do comércio eletrônico (CE) vem conquistando adeptos em ritmo acelerado. Com os programasde inclusão social, o Brasil, embora ainda tímido se comparado a países de primeiro mundo, vem alcançando avanços consideráveis na popularização da internet, consequentemente aumenta-se a demanda do comércio eletrônico. As empresas que ofertam produtos por esse canal de distribuição também aumentam a cada dia, e usam várias estratégias promocionais para atrair a atenção dos usuários da internet.Com o aumento acelerado do CE, as empresas, precisam estar atentas às tendências do mercado para sobreviverem. Esse novo canal de distribuição já ocupa uma grande fatia do mercado consumidor, por esse motivo é relevante o entendimento das estratégicas promocionais utilizadas para a captação de clientes virtuais. A inclusão social no âmbito eletrônico (internet) aumenta a acessibilidade dacomunidade, e essa percebe que realizar compras via internet não é somente para as classes A e B.
Muitas mudanças ocorreram com a popularização do CE, como por exemplo, a relação entre clientes, parceiros e fornecedores foi transformada. Hoje não há mais necessidade dos elementos clássicos para que ocorra uma venda: endereço físico, vendedor, dinheiro. Pode-se comprar sem sair de casa,receber em casa e pagar sem usar moeda em papel. Pode-se fazer um pedido de compra para um fornecedor sem precisar da visita de um representante comercial.
Hoje é possível fazer compras de inúmeros itens sem sair de casa. Existe um grande número de sites oferecendo uma imensa gama de produtos dentro de um ambiente de intensa concorrência. Existem sites que são especializados emdeterminado segmento de produtos e existem sites que vendem praticamente tudo. Entres os produtos comercializados virtualmente, podemos destacar livros, cds, eletrônicos, cosméticos, móveis, carros e já existem sites que oferecem imóveis.
Essa variedade de produtos e sites é vantajosa para o consumidor, pois o mesmo pode tomar conhecimento dos produtos novos no mercado, pesquisar mais sobre oproduto desejado, conhecer produtos similares pesquisar e comparar preços tudo isso pela internet. Já essa grande variedade de sites e concorrência faz com que as empresas virtuais adotem estratégias de marketing, de logística, de serviços entre outras para poder se prevenir e atrair clientes para a sua loja.
Dentre as estratégias utilizadas pelas lojas virtuais, o presente trabalho pretendeidentificar, descrever e relacionar as estratégias promocionais utilizadas pelas lojas Virtuais Americanas.com e Magazine Luíza para conquistar seus clientes.
O trabalho fundamentar-se-á em uma vasta revisão bibliográfica sobre o assunto, fazendo-se uso de revistas e de livros relacionados ao tema, bem como artigos científicos e periódicos publicados a nível nacional. Através doinstrumento análise de conteúdo descrevemos as estratégias promocionais das lojas virtuais Americanas.com. e Magazine Luíza.

2. JUSTIFICATIVA

Com base nas informações obtidas e conceitos levantados, apresentamos uma coleta de conhecimentos sobre os instrumentos de marketing utilizados pelas duas maiores lojas virtuais do país.
O objeto de estudo deste trabalho é estudar asestratégias de marketing sob a ótica da Internet, e para isso, fez-se necessário a realização de um estudo de caso, contextualizando as estratégias utilizadas pela loja virtual Americanas.com e Magazine Luiza.
O conteúdo deste trabalho apresenta de forma clara e direta como duas empresas de renome nacional fazem uso dos instrumentos de marketing, tais como, marketing de relacionamento, e...
tracking img