E BANCO DE DADOS GEORREFENCIADOS

1829 palavras 8 páginas
Faculdades Doctum de Cataguases

SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEORREFENCIADOS (SIG)
E BANCO DE DADOS GEORREFENCIADOS

Alex Monteiro - Graduando em Sistemas de Informação
Luciane Menezes - Graduando em Sistemas de Informação
Michele Lima - Graduando em Sistemas de Informação
Michelle Fernandes- Graduando em Sistemas de Informação

CATAGUASES- MG
2014

PALAVRAS-CHAVES
Sistema de Informação Geográfica – Banco de dados geográficos - geoprocessamento - dados georreferenciados

RESUMO
Um sistema de informação geográfica (SIG) é um conjunto de softwares, métodos, dados e usuários integrados, possibilitando o desenvolvimento de uma aplicação capaz de coletar, armazenar e processar dados georreferenciados. A utilização de SIG tomou uma proporção muito grande sendo possível melhorar o gerenciamento de informações e evoluir nos processos de tomada de decisão, nas áreas de transporte, proteção ambiental, planejamento municipal, estadual e federal. O armazenamento e a manipulação de dados georreferenciados não é uma tarefa comum. Várias técnicas para projetar um banco de dados para SIG já foram desenvolvidas e aplicadas com êxito.
Neste trabalho são apresentados as principais características de um Sistema de Informação Geográfica, alguns requisitos de modelagem que devem ser atendidos por modelos conceituais para o SIG, mostrar a relação que os dados georrefenciados tem dentro de um SIG e deixar claro os conceitos de geoprocessamento .

INTRODUÇÃO O termo Sistema de Informação Geográfica (SIG) caracteriza os sistemas de informação que tornam possível a captura, modelagem, manipulação, recuperação, análise e apresentação de dados referenciados geograficamente (ou dados georreferenciados) .De forma geral, um software de SIG é um sistema composto de quatro grandes componentes: componente de captura de dados, componente de armazenamento, componente de análise e componente de apresentação dos dados. O componente de

Relacionados