D

Páginas: 5 (1214 palavras) Publicado: 18 de março de 2015
CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA
ETEC SALLES GOMES 2° ETIM DE ADMINISTRAÇÃO








Demosntração do Resultado do Exercicio







TATUI – SP
MARÇO/2015

CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA
ETEC SALLES GOMES 2° ETIM EM ADMINISTRAÇÃO







Deborah Resende da Costa N°31








TATUI - SP
MARÇO/2015SUMÁRIO

RECEITA BRUTA 4
DEDUÇÕES DA RECEITA BRUTA 5
CUSTO DOS PRODUTOS VENDEDIDOS 5
CUSTOS DOS SERVIÇOS PRESTADOS 6
DESPESAS/RECEITAS OPERACIONAIS 6
PARTICIPAÇÕES EM RESULTADOS 8
LUCROS POR AÇÃO 8
DEMOSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCICIO 9
CONCLUSÃO 11
BIBLIOGRAFIA 12














INTRODUÇÃO

A Demonstração do resultado é a demonstração contábil destinada a evidenciar a composição do resultado emdeterminado período de operações da Entidade
A Demonstração do resultado, observado o princípio de competência, evidenciará a formação dos vários níveis de resultados mediante confronto entre as receitas, e os correspondentes custos e despesas.
RECEITA BRUTA

A lei n° 6.404/76, em seu art. 187, determina que a Demonstração do Resultado do Exercício deva discriminar a receita bruta de vendas eserviços, as deduções das vendas, os abatimentos e os impostos, bem como a receita líquida das vendas e serviços.
As vendas deverão ser contabilizadas pelo valor bruto, incluindo o valor dos impostos. Estes impostos, bem como as devoluções e os abatimentos, deverão ser contabilizados em contas individualizadas, que serão tratadas como contas redutoras das vendas
No regulamento do imposto de Renda –Decreto n° 3.000/99, art. 280 – consta que a receita líquida é a receita bruta diminuída das vendas canceladas,dos descontos concedidos incondicionalmente e dos impostos incidentes sobre as vendas, excluindo-se os impostos não-cumulativos, pois, conforme orientação contida na Instrução Normativa da SRF n° 051/78, os impostos não-cumulativos não são incluídos na receita bruta.
Portanto, considerando odisposto no Regulamento do Imposto de Renda, os impostos não-cumulativos não integram a receita bruta de vendas e serviços; enquanto que, de acordo com as especificações dispostas na lei n° 6.404/76, eles são parte integrante dela.

Para conciliar e atender às legislações acima mencionadas, poder-se adotar a seguinte estrutura:
FATURAMENTO BRUTO
(-) IPI s/faturamento
RECEITA BRUTA
DEDUÇÕES DARECEITA BRUTA

As vendas canceladas correspondem à anulação de valores registrados como receitas brutas de vendas e serviços.
Os abatimentos e descontos sobre vendas e serviços são aqueles concedidos incondicionalmente.
Os impostos, assim considerados para efeito de deduções das vendas e serviços, são os que guardam proporcionalidade com o preço das vendas ou dos serviços prestados.
CUSTO DOS PRODUTOSVENDEDIDOS

Conforme ludícibus et al. (p. 520-1), “a apuração do custo dos produtos vendidos está diretamente relacionada aos estoques da empresa, pois representa a baixa efetuada nas contas de estoques por vendas realizadas no período”.
Para as empresas comerciais, explicam que “a fórmula é simples, pois as entradas são representadas pelas compras de mercadorias destinadas à venda”. Já para asempresas indústrias “as entradas representam toda produção completa no período, sendo que, para tais empresas, é necessário um Sistema de Contabilidade de Custos, cuja complexidade vai depender daquela do sistema de produção e das necessidades internas para fins gerenciais”.


CUSTOS DOS SERVIÇOS PRESTADOS

São apropriados como custos aqueles que se relacionam diretamente e são indispensáveis paraa obtenção da receita oriunda dos serviços prestados.
DESPESAS/RECEITAS OPERACIONAIS

Ludícibus et. al. (p. 529) conceituam que “as Despesas Operacionais constituem-se das despesas pagas ou incorridas para vender produtos e serviços e administrar a empresa; dentro do conceito da Lei n° 6.404/76, abrangem também as despesas liquidas para a empresa são também consideradas operacionais”.
O art....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • D
  • D
  • D
  • D
  • D
  • D
  • D
  • D

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!