C S

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1808 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de março de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
C S CIÊNCIAS SOCIAIS UNIDADE I E II PRAZO ATÉ 25/09
UNIDADE 01  
=>OBSERVE AS QUESTÕES PODEM ESTÁ EM ORDEM INVERSA A APRESENTADA
PERGUNTA 1
 Observe alguns artigos da Declaração dos Direitos do Homem e do cidadão (França, 26/08/1789): 
“Art.1 – Os homens nascem e permanecem livres e iguais em direitos. As distinções sociais não podem ser fundadas senão na utilidade comum.” 
  “Art. 2 – O fim detoda associação política é a conservação dos direitos naturais e imprescritíveis do homem. Estes direitos são a liberdade, a propriedade, a segurança e a resistência à opressão.” 
  “Art. 3 – O princípio de toda soberania reside essencialmente na nação. Nenhum corpo, nenhum indivíduo pode exercer autoridade que dela não emane expressamente.”
c) Às ordens política, econômica e social, ou seja, aoteocentrismo, ao trabalho artesanal e independente, bem como aos 
As ideias anteriores mostram que as revoluções burguesas representaram uma ruptura em relação:
  costumes feudais. 
Obs.: As revoluções burguesas contribuíram para por fim aos valores da sociedade feudal, tal qual a ordem social estamental, o poder político e ideológico da Igreja. Contribuíram para o desenvolvimento de novas formasde produzir mercadorias, retirando a importância econômica da produção artesanal.     


PERGUNTA 02

 “Segundo os iluministas, cada pessoa deveria pensar por si própria, e não deixar-se levar por outras ideologias que, apesar de não concordarem, eram forçadas a seguir. Pregavam uma sociedade ‘livre’, com possibilidades de transição de classes e mais oportunidades iguais para todos. Economicamente,achavam que era da terra e da natureza que deveriam ser extraídas as riquezas dos países. Segundo Adam Smith, cada indivíduo deveria procurar lucro próprio sem escrúpulos, o que, em sua visão, geraria um bem-estar-geral na civilização.” (CASTRO, 2009) 
  Segundo essa leitura, é correto dizer que o Iluminismo: I - Contribuiu para que a prática do lucro fosse proibida. II - Contribuiu para odesenvolvimento de valores ligados à sociedade capitalista. III - Contribuiu para que a atividade econômica fosse praticada com ampla liberdade. IV - Contribuiu para a consolidação do direito à propriedade privada. Está(ão) correta(s):
a) As alternativas II, III e IV.
Obs.: O pensamento de Adam Smith foi um dos pilares do liberalismo, que preconizou valores que contribuíram para o 

    desenvolvimentodo capitalismo por defender a ampla liberdade econômica e a defesa do direito à propriedade privada.



PERGUNTA 03
O Renascimento foi um movimento artístico e filosófico vivido pela Europa no século XVI. Foi o ambiente no qual 
  Maquiavel escreveu “O Príncipe”, considerada obra fundamental para a análise das relações políticas no mundo
moderno. “Não há outro meio de guardar-se da adulação, a nãoser fazendo com que os homens entendam que não te ofendem dizendo a verdade; mas quando todos podem dizer-te a verdade, passam a faltar-te com a reverência.” (“O Príncipe”, Maquiavel) 
  A autoridade política do governante é vista por Maquiavel como:
c) Tanto o governante como o governado, para bem compreenderem o exercício do poder, devem se restringir a seus
respectivos papéis. 
Obs.: O própriofragmento anterior indica que se trata que o governante e o governado devem exercer os seus papéis. O trecho indica que o súdito deve manter a reverência ao governante. Nesse sentido, as demais alternativas estão incorretas, pois não se trata da alternância do poder.     

PERGUNTA 04

“A sociologia constitui em certa medida uma resposta intelectual às novas situações colocadas pela revolução 
 industrial. Boa parte de seus temas de análise e de reflexão foi retirada das novas situações, como, por exemplo, a situação da classe trabalhadora, o surgimento da cidade industrial, as transformações tecnológicas, a organização do trabalho na fábrica etc.” (MARTINS. “O que é Sociologia”. São Paulo: Brasiliense, 1992) 
  A partir do fragmento anterior, qual a função da Sociologia?
d) Investigar...
tracking img