AS CARACTERÍSTICAS DO TEXTO LITERÁRIO E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO.

964 palavras 4 páginas
AS CARACTERÍSTICAS DO TEXTO LITERÁRIO E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO.

Juliana Medeiros Olmedo
Prof. Daniella Raffo Sherer
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Letras –Lingua Portuguesa e Respectiva Literatura ( LED 0157)
17/05/2013
RESUMO
A sociedade contemporânea é regida por uma série de valores e ideias, o individuo deve assim se posicionar na sociedade de maneira participativa e democrática com regras e princípios sobre os quais se constrói a realidade. O domínio da escrita e a pratica da leitura torna – se essencial para a formação de um individuo consciente formador de opinião capaz de transformar sua realidade. O texto literário torna se fundamental para o exercício dessa pratica social possuindo virtudes capazes de transformar o individuo desenvolvendo assim seu intelecto, propondo uma nova maneira de ver o mundo. Essa pesquisa ira demonstrar maneiras de se identificar um texto literário, e apresentar sua importância na formação do individuo.

Palavras Chave. Escrita, Leitura, transformação social.

1 INTRODUÇÃO

A leitura de obras literárias torna-se essencial para a formação de leitores e escritores, exercitando essa prática, tornam – se indivíduos críticos autônomos e humanizados.
Os Pcns da literatura citam (2006, p,67)

A leitura do texto literário , pois, um acontecimento que provoca reações, estímulos, experiências múltiplas e variadas, dependendo da historia de cada individuo. Não só a leitura resulta em interações diferentes para cada um, como cada um poderá interagir de modo diferente com a obra em outro momento de leitura do mesmo texto. É a troca de impressões, de comentários partilhados, que vamos descobrindo muitos outros elementos da obra
O professor deve explorar ao máximo as potencialidades do texto literário com seus alunos, a fim de que o contato do aluno com a literatura seja uma busca plena de sentidos e, consequentemente, de escrita.
De acordo com Spindler e Martins (2011),

Relacionados

  • Educação infantil e a ludicidade
    24973 palavras | 100 páginas
  • Bogdan Biklen Investigacao Qualitativa Em Educacao
    131054 palavras | 525 páginas
  • A história concisa da Filosofia
    197550 palavras | 791 páginas