ANATONIA´- EDUCAÇÃO ALIMENTAR

1287 palavras 6 páginas
ANATOMIA
EDUCAÇÃO ALIMENTAR
ALUNOS: ALESSANDRA FAGUNDES;
GUILHERME IBARRE.
SALA: 11
TURMA: 24
TURNO: NOITE
ESCOLA: SEG
PROFESSORA: MARIELE
DATA DE ENTREGA: 29/08/20141123315769810500

Educação Alimentar e Nutricional é um campo de conhecimento e de prática contínua e permanente, transdisciplinar, intersetorial e multiprofissional que visa promover a prática autônoma e voluntária de hábitos alimentares saudáveis, no contexto da realização do Direito Humano à Alimentação Adequada e da garantia da Segurança Alimentar e Nutricional (SAN). A prática da EAN deve fazer uso de abordagens e recursos educacionais problematizadores e ativos que favoreçam o diálogo junto a indivíduos e grupos populacionais, considerando todas as fases do curso da vida, etapas do sistema alimentar e as interações e significados que compõem o comportamento alimentar.
A alimentação está relacionada com a produção de alimento, a disponibilidade, o igual acesso a alimentos pela população e a capacidade de saciar a fome dos indivíduos. Já a nutrição está relacionada à escolha por alimentos saudáveis, ao preparo adequado, para preservar as características nutricionais e as condições de saúde, higiene e vida para melhor garantir a utilização dos alimentos em termos biológicos e sociais. Então, nutrir vai além de alimentar.
A questão da falta de disponibilidade e de acesso à alimentação por parte da população brasileira começou a ser discutida na década de 1940. Foi nessa época que surgiram programas assistenciais e de doação de alimentos que visavam diminuir a fome e a desnutrição no País. Entretanto, não havia um enfoque específico que levasse em conta, também, características da qualidade dos alimentos. Dessa forma, a garantia de uma alimentação completa, incluindo conceitos mais abrangentes, acabou ficando num segundo plano, estando em primeiro plano à garantia de que a fome biológica fosse saciada. Somente a partir da década de 1990 a questão do acesso a alimentos de qualidade

Relacionados

  • Educação ambiental
    18752 palavras | 76 páginas